segunda-feira, 9 fevereiro 2026
PROBLEMAS TÉCNICOS

Falhas na transmissão e cobranças à Prefeitura marcam sessão da Câmara de Nova Odessa

Apesar dos problemas técnicos, projetos e requerimentos relevantes avançaram durante a reunião
Por
Diego Rodrigues
Também foi aprovado em plenário o projeto de lei complementar encaminhado pelo prefeito Leitinho (PSD), que trata da implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Nacional no município. Foto: Arquivo/TV TODODIA

A segunda sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Nova Odessa foi marcada por falhas na transmissão oficial, que dificultaram o acompanhamento dos trabalhos legislativos pelo público. Apesar dos problemas técnicos, projetos e requerimentos relevantes avançaram durante a reunião.

Projetos em debate e decisões em plenário
Entre as matérias debatidas esteve o projeto de autoria do vereador Marcelo Maito (União), que propunha a implantação de bueiros inteligentes como forma de prevenção a enchentes, por meio da retenção de resíduos sólidos. Mesmo com o apelo ambiental e o objetivo de reduzir alagamentos em períodos de chuvas intensas, a proposta não avançou após o próprio autor solicitar o arquivamento.

Outro projeto em análise foi o do vereador André Faganello (Podemos), que propõe a denominação de uma via pública, atribuindo o nome de Carlos Sidney Giunco à Rua Seis do loteamento Jardim dos Lagos II. Durante a tramitação, no entanto, o parlamentar pediu vista da matéria, o que adiou a votação.

Já os vereadores aprovaram o projeto de autoria de Oséas Jorge (PSD), que altera a legislação da Semana Evangélica em Nova Odessa. A mudança redefine a composição da comissão responsável pela programação do evento, assegurando a participação de representantes das igrejas evangélicas do município.

Também foi aprovado em plenário o projeto de lei complementar encaminhado pelo prefeito Leitinho (PSD), que trata da implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Nacional no município. A medida substitui os sistemas municipais pelo modelo nacional, mantendo as obrigações locais e a autonomia da Prefeitura na fiscalização tributária.

Cobrança por melhorias no transporte coletivo
Entre os requerimentos aprovados, chamou atenção o do vereador André Faganello, que solicita esclarecimentos ao Executivo sobre o transporte coletivo, incluindo notificações e autos de infração aplicados à empresa responsável pelo serviço nos últimos anos.

“Todas as vezes que recebo denúncias sobre problemas relacionados ao transporte coletivo, questiono o setor responsável, que argumenta que a empresa foi notificada. Acontece que o usuário do transporte público paga caro pelo serviço e não pode depender apenas de notificações”, destacou Faganello.

Segundo o parlamentar, é necessário apurar se, de fato, a empresa foi notificada e multada. Ele acrescentou que, “pelo número de multas e pela quantidade de reclamações, não sei como esse contrato ainda não foi rescindido”.

Preocupação com aumento de capivaras nos bairros
Outro requerimento que também ganhou destaque foi o do vereador Paulinho Bichof (Podemos), que pede informações ao Executivo sobre o aumento da presença de capivaras nos bairros Parque Fabrício e Jardim Europa. O pedido aponta preocupações relacionadas à segurança da população, à saúde pública e ao equilíbrio ambiental.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também