quarta-feira, 24 abril 2024

Falta de verba é entrave a melhorias na SP-304

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) confirmou a existência de um projeto de obras de melhorias na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) no trecho entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, mas que não tem previsão para sair do papel enquanto não houver recursos para sua implantação.

A informação foi tornada pública por meio de um ofício encaminhado pelo superintendente da autarquia, Paulo Cesar Tagliavini, ao vereador barbarense Júlio Cesar Santos da Silva, o Kifú (PL), que elaborou e encaminhou, com intermédio do deputado estadual André do Prado (PL), uma moção solicitando ao estado a implantação de uma alça de acesso na altura do quilômetro 135 da rodovia, sentido Piracicaba-Santa Bárbara d’Oeste.

Segundo Kifú, a moção foi feita diante das reclamações de moradores da região do Santa Rita e demais áreas do entorno. Ele destaca que a alça de acesso no quilômetro 135, local que possui fluxo intenso de estudantes e de trabalhadores, assim como de caminhões de carga, que transportam a produção de indústrias do município, daria mais agilidade e segurança aos motoristas.

“Principalmente nos períodos de pico, ali fica um movimento muito grande. Essa alça desafogaria muito o movimento. Aquele trecho, com o desenvolvimento dos bairros, o distrito industrial, a faculdade que tem ali no local e novos empreendimentos, tem um grande congestionamento. Se torna um funil, principalmente das pessoas que vêm do sentido de Piracicaba para o Centro de Santa Bárbara. Elas têm que entrar no bairro Santa Rita e voltar pra passar no viaduto sentido Centro. Com uma alça de acesso, não teria a necessidade de entrar no bairro”, explicou o vereador.

Em documento assinado pelo superintendente do DER, o departamento informa que já possui projeto executivo de recuperação da pista e do acostamento, em trechos entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.

O projeto contempla a implantação de via marginal, alça de ligação entre pista e via marginal e nova alça de acesso ao dispositivo existente junto ao quilômetro 134 700 metros. A execução dessa obra, no entanto, ainda depende da disponibilidade de recursos orçamentários.

 
Com a resposta em mãos, Kifú afirmou que irá atuar no intermédio com deputados e com o governo do estado para tentar viabilizar a obra.

Questionado pela reportagem, o DER confirmou a existência do projeto e que ele está em fase de análise da viabilidade financeira.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também