A FAM (Faculdade de Americana) recebeu nesta quinta-feira (20), a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Americana (COMSEA) e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).
Aberto ao público mediante inscrição prévia, o evento teve o tema central “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.
Os debates aconteceram por meio de palestras e apresentações de três eixos que abordaram diferentes aspectos da temática principal. “Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional”; “Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada”; e “Democracia e participação social”.
“O principal objetivo é propor e pensar sobre políticas públicas nas áreas de segurança alimentar e nutricional que possam ser implantadas no município de Americana. Com isso, teremos ações bem definidas para as necessidades nutricionais da população”, resumiu assim a coordenadora do curso de Nutrição da FAM, Glenys Mabel Caballero Córdoba.
O presidente do COMSEA, Ednei Caires, complementa o raciocínio dizendo que “aqui teremos noções de medidas que serão tomadas, dando um norte para o COMSEA atuar no município de Americana. Nós temos uma deficiência muito grande na alimentação nacional, estadual, e também aqui na cidade”.
Caires explicou que a alimentação é diferente da nutrição, e é preciso pensar melhor em como nutrir as pessoas, principalmente as crianças. “A falta da nutrição adequada gera consequências cognitivas, de crescimento, obesidade, e outros fatores que podem afetar a área da saúde e da educação”, enfatizou.
Na mesa de abertura da conferência estiveram presentes o prefeito Chico Sardelli, o vice Odir Demarchi; os vereadores Silvio Dourado, Lucas Leoncine e Professora Juliana; o presidente do COMSEA Ednei Caires, a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Munhoz Fernandes; e a Secretária Acadêmica da FAM, Adelaine Astolfo.
Anúncios
Durante a cerimônia, foram feitos dois anúncios voltados para a área da segurança alimentar. O primeiro foi o aumento de 20% no valor repassado as famílias de vulnerabilidade social que possuem o cartão Americana Alimenta. Antes, o auxílio era de R$ 100 e passou para R$ 120. Hoje, cerca de 500 famílias são contempladas no projeto.
O prefeito Chico Sardelli disse estar muito feliz com a entrega do ajuste. “A prefeitura está à disposição para ser parceira principalmente daqueles que mais precisam”, expressou.
A segunda medida apresentada foi a posse e apresentação dos membros da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CISAN).
A Secretária Municipal, Juliani Munhoz Fernandes explica que “essa câmara vem para que a gente possa gerir (esse tema) em todas as instâncias, conversando com todos os secretários, para que a gente consiga ter equilíbrio e menos desigualdade em Americana”.