Decorar a casa com enfeites natalinos… O que para muitos é apenas uma tradição com a montagem da árvore de Natal, para outros ganhou ares de superprodução. Para duas famílias de Americana, em especial, Natal é época de confraternizar e o sentido de união se estende também a familiares, vizinhos, conhecidos e até curiosos.
Há 15 anos, o casal Neide e Paulo de Tarso oferece um espetáculo para a plateia em sua casa no Jardim Primavera, na região do Parque Novo Mundo. Em toda a fachada é possível ver Papais Noéis de vários tamanhos e cores, pinheiros com enfeites e presépio. “Tudo isso aí que você tá vendo é do agrado da minha esposa. Eu só coloco as coisas no lugar que ela quer”, confessa.
A decoração faz tanto sucesso que Paulo afirma que já conheceu pessoas de Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa. “Além de Americana, vem gente de toda a região. E todo mundo elogia”, comemora.
Ele conta que o trabalho para enfeitar garagem, jardim e portas começou no dia 3 de novembro e ficou pronto no dia 20. “E quem quiser conferir tem até o dia da Folia de Reis (6 de janeiro),” afirma.
As incontáveis lâmpadas de pisca-pisca recebem um cuidado especial. “Toda a parte elétrica da instalação foi acompanhada com segurança. A gente acende as luzes a partir das 18h e desliga por volta das 23h, depende da movimentação na rua. Quando chove, deixamos tudo desligado”, explica.
Sobre a tarifa de energia, o morador afirma que a “cobrança fica mais cara, em torno de R$ 450”. “Mas vale a pena porque é só uma vez por ano”, pondera.
Os vizinhos gostam da agitação. Michelle está desempregada e todas as noites vende pastel e doces perto da casa mais famosa da rua. Ela conta que aos finais de semana, o número de visitantes chega a 200 pessoas. “Acho ótimo esse período porque vendo meu trabalho. O que mais sai é panetone”, conta.
CULTIVANDO O NATAL
Assim como no Jardim Primavera, uma família do Jardim Brasília expõe na porta da própria casa um presépio, que representa o nascimento de Jesus Cristo.
Para o vendedor autônomo, José Antônio Belofardi, é uma alegria celebrar a chegada de Cristo. “O nosso objetivo com o presépio é cultivar a presença do Natal de Jesus Cristo, que é a razão da nossa vida”, declara.
A iniciativa começou há sete anos ainda com um presépio menor. Atualmente, as peças são maiores e a iluminação destaca o cenário, que é uma tradição cristã.
Ainda de acordo com José Antônio, o endereço interliga o Parque Novo Mundo e muita gente passa por lá para observar. “Esta é uma forma que entendo para cultivar, principalmente na cabeça das crianças, o verdadeiro significado do Natal”, comenta.
PRESÉPIO DE CARIOBA
Há mais de 60 anos, a Comunidade São João de Carioba, em Americana, monta o presépio mais tradicional da cidade. A visitação é aberta e a entrada, gratuita.
O presépio possui mais de 70 movimentos que são interligados a um único motor. As peças são feitas artesanalmente por voluntários da paróquia.
O público pode conferir a atração nos seguintes dias: de quarta a sexta-feira, das 19h às 22h; aos sábados, das 18h às 22h, e aos domingos, das 14h às 22h. O local possui uma lanchonete com pastel e salgados. Vale a pena visitar.
O presépio de Carioba é um dos mais tradicionais da região