Um público rotativo de 14 mil pessoas prestigiou neste domingo (2), a 3ª Feira Ambiental Municipal de Americana (FEAMA), no Centro de Cultura e Lazer (CCL). O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio de parceiros, e abriu a programação do mês do Meio Ambiente no município.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos projetos ambientais, de reaproveitamento de resíduos, novas tecnologias sustentáveis, ações de entidades em prol da reciclagem de materiais e da coleta seletiva, além de atrações artísticas, shows e exposições.
O evento contou ainda com praça de alimentação, espaço kids gratuito, ações voltadas para o bem-estar animal, coleta de resíduos eletrônicos e de óleo, doações de roupas, distribuição de mudas, hortaliças, artesanatos, entre outras atividades.
O prefeito Chico Sardelli (PL) acompanhou a programação e entregou os prêmios aos vencedores do concurso “Água e Resiliência” e do Campeonato de Tampinhas Plásticas, Lacres e Blisters. “Uma ação muito positiva para o nosso meio ambiente a realização da FEAMA, em sua terceira edição, proporcionando muitas parcerias para promover a conscientização sobre a importância da educação ambiental, da preservação da natureza e um grande incentivo das ações de sustentabilidade no município”, destacou Chico.
O vice Odir Demarchi (PSD) relatou ser muito gratificante ver as famílias reunidas em prol do meio ambiente e das ações que promovem a sustentabilidade. “A educação ambiental é fundamental para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, principalmente junto às crianças, nas escolas. São projetos que foram implantados na nossa gestão e estão mobilizando cada vez mais pessoas”, disse o vice-prefeito.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre a participação do público e a importância da feira para a cidade. “A FEAMA abriu as atividades do mês do Meio Ambiente, com a participação expressiva do público que prestigiou o evento. A parceria de 99 expositores, além dos colaboradores, foi de fundamental importância para a realização do evento, que proporcionou nesta terceira edição uma programação diversificada voltada aos temas ambientais e agricultura urbana, além de atrações artísticas e opções para toda a família, como praça de alimentação e espaço kids. Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do evento”, afirmou Fábio.
O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, ressaltou a importância da FEAMA para a cidade. “A cada ano a feira se torna maior e melhor. As escolas se mobilizam para o trabalho conjunto de educação ambiental, um tema que está presente na nossa rede municipal. Estamos avançando com ações em prol do meio ambiente e do futuro do nosso planeta”, argumentou Ghizini.
CONCURSOS
Neste domingo, durante a FEAMA, também foram anunciados os vencedores do Campeonato de Arrecadação de Tampinhas Plásticas, Lacres e Blisters e do concurso “Água e Resiliência”.
A segunda edição do Campeonato de Tampinhas ocorreu de agosto de 2023 a maio de 2024 e arrecadou 6 toneladas de tampinhas e lacres – na edição anterior foram 4,2 toneladas. O projeto é idealizado pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Americana, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Obras e Serviços Urbanos, Diretoria Regional de Ensino, CDP (Centro de Detenção Provisória), Rotary Club Ação, Obra Salesiana, Sicredi, entre outros apoiadores.
Conquistaram os primeiros lugares as escolas: EMEI Tangará (ensino infantil), CIEP São Vito (Ensino Fundamental da rede municipal) e EE Professor Alcindo Soares do Nascimento (Ensino Fundamental da rede estadual). As três vencedoras receberam, cada uma, um prêmio no valor de R$ 300 entregue pela representante da cooperativa Sicredi, Sheila Localli.
O presidente da APAE, Roberto Dellapiazza, destacou a mobilização das escolas e da população no campeonato. “Agradecemos a parceria com a Prefeitura nesta ação de educação ambiental e de inclusão”, disse Roberto.
Já a terceira edição do concurso “Água e Resiliência”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e apoiadores, voltado para escolas municipais, estaduais, particulares e população em geral, teve 1.298 inscrições de trabalhos nas modalidades de desenhos, frases, vídeos, maquetes e nome do mascote ambiental.