Fora da rotina escolar, muitas crianças estão vulneráveis a acidentes dentro de casa. No período das férias, pais e responsáveis precisam redobrar os cuidados para evitar riscos de quedas, queimaduras, choques e afogamentos. O TODODIA reuniu algumas dicas de segurança.
“Dentro da casa, a cozinha é a grande vilã. O local reúne vários riscos em potencial”, afirma o enfermeiro da Educação Permanente de Nova Odessa, André Roberto de Barros. O especialista reforça que as crianças devem ficar longe de fogão, forno e panelas, a fim de evitar queimaduras. “Em caso de queimadura, é preciso lavar o local do ferimento com água corrente e sabão. Em seguida, procurar o pronto socorro mais próximo”, alerta o especialista.
Com as festividades de final e início de ano, muitas famílias organizam churrascos. Por isso, todos também devem ficar de olho a churrasqueiras e espetos.
Barros também chama atenção para brinquedos como patinete, patins e skates. “Junto com o presente, deve estar a segurança. Por isso, meninos e meninas precisam da proteção de capacete, luvas e joelheiras”, afirma.
A diversão requer cuidados e, com o verão, aumentam os casos de afogamento.
“Por isso, as crianças devem sempre estar acompanhadas por um adulto e com os equipamentos de segurança, como boias”, alerta.
Segundo Barros, dentro de casa há muitos riscos de acidentes. Por isso, produtos de limpeza e medicamentos devem ficar em um local em que as crianças não tenham acesso. “Geralmente, as cores dos detergentes chamam atenção e crianças podem ingerir o produto”. O enfermeiro reprova a indução ao vômito. “Nesses casos, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo. O vômito pode causar queimadura no esôfago”, explica.