O Festival Gastronômico de Santa Bárbara d’Oeste, a partir da próxima edição de Verão, poderá ter mais um dia de evento no calendário. A informação é do secretário de Cultura, Evandro Félix. A ideia é que o evento seja ampliado de dois para três dias. O motivo da ampliação da festa, segundo o secretário, foi o sucesso das últimas edições. A proposta já foi encaminhada para o setor de Turismo, e até o final deste mês deverá haver uma nova reunião para definir sobre a ampliação e também o número de estabelecimentos comerciais.
Desde a sua criação, em 2016, notamos que o público abraçou literalmente a ideia, tanto que tivemos que fazer alterações nos locais de realização para acomodar melhor a população
Na última edição do Festival Gastronômico de Inverno, realizado em julho, o público foi de 10 mil pessoas. No Festival de Verão de 2017, compareceram 15 mil pessoas, número bem superior ao lançamento do projeto, em dezembro de 2016, que contabilizou cerca de 6 mil pessoas.
“Desde a sua criação, em 2016, notamos que o público abraçou literalmente a ideia, tanto que tivemos que fazer alterações nos locais de realização para acomodar melhor a população”, explicou Félix. No primeiro ano, o evento foi realizado na praça Central. Em julho de 2017, precisou ter transferido para a praça da Migração, e em dezembro do ano passado foi novamente transferido. Em 2017, foram 900 metros quadrados de área coberta. Na edição de 2018, o número foi aumentado para 1,3 mil metros quadrados de área coberta. “Isso só comprova o sucesso da nossa festa”, destacou Félix.
Para a edição de Verão deste ano, prevista para acontecer entre os dias 16, 17 e 18 de dezembro, no Parque dos Ipês (Avenida Corifeu de Azevedo Marques), mesmo local onde foi realizado o Festival de Inverno, a expectativa é que atinja um público recorde, já que o festival vem se consolidando no cenário municipal como uma das principais festas da cidade, sem contar que neste ano o público terá a alternativa de ir também em um domingo – em todas as edições, o evento foi realizado às segundas e terças-feiras”.
Além de incentivar o turismo local, Félix ressaltou que o evento movimenta a economia barbarense em diferentes frentes. “O turista que vem à nossa cidade acaba, muitas vezes, gastando com hospedagem, com abastecimento de veículos na cidade, estacionamento, entre outros gastos que são revertidos ao município”. Segundo ele, o principal objetivo do Festival Gastronômico é o de estimular o turismo gastronômico barbarense atraindo pessoas de diferentes cidades da região.
Pratos com gosto da cidade
O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Félix, aponta que quem comparecer ao evento terá oportunidade de experimentar uma gastronomia rica e caseira. “Queremos que as pessoas criem esse hábito de comer e valorizar o que temos de melhor em termos de gastronomia, e que não tenham que se deslocar para outras cidades da região em busca de uma boa alimentação”.
Ele cita como exemplo os restaurantes da zona rural de Santa Bárbara, como no Sapezeiro. “A linguiça caseira é um dos carros-chefes daquela região. É isso que queremos estimular, ou seja, nossa culinária local, sem contar que o público que estiver no festival pode também ir conhecer esses pontos turísticos importantes.”
“Ao criar um prato, ele não precisa estar no menu do restaurante. Pode ser criado especialmente para o evento procurando características da nossa cidade, como por exemplo um pastel de melado de cana, já que Santa Bárbara é conhecida como Pérola Açucareira”.