Um mistério intrigou moradores do interior de São Paulo na noite desta segunda-feira (19), que postaram nas redes sociais objeto no céu de cor verde e azul. As luzes foram observadas em cidade como São Carlos, Araraquara, Pirassununga, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro.
De acordo com Matheus Felipe Pacheco, analista de Sistemas Espaciais da empresa Saipher, com sede em São José dos Campos e especializada em assuntos espaciais, os objetos registrados pela população são, na verdade, lixos espaciais, oriundos do foguete chinês Chang Zeng 2C.
Ele é utilizado por lançar satélites ao espaço e, segundo o especialista, o foguete tem aproximadamente 35 metros de altura e 3,35 metros de diâmetro. Ele perdeu altitude mais rápido do que o convencional e, assim, atingiu a atmosfera antes do previsto.
O foguete tem capacidade de transportar cargas de até 2 toneladas e é utilizado para vários programas de pesquisas espaciais. Pacheco ressalta que a entrada do material na terra não oferece danos porque ele se desintegra totalmente.