Ao longo do último final de semana, todo o estado permaneceu na fase vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia, a mais restritiva, na qual bares e restaurantes podem funcionar apenas por delivery e retirada, e eventos com aglomeração não podem ocorrer. Na região, equipes de fiscais foram às ruas e registraram uma série de descumprimentos das regras. Pelo menos 25 estabelecimentos tiveram de baixar as portas.
De acordo com informações da prefeitura de Hortolândia, 120 estabelecimentos foram alvos de fiscalização em todas as regiões da cidade. Todos foram orientados a respeito das normas sanitárias e sobre o estágio atual do Plano São Paulo e dois bares receberam auto de infração e foram interditados.
Em Americana, foram registradas irregularidades em 16 pontos: Av. Paulista, Av. Europa, Rua Carioba, Av. Iacanga, Av. Brasil, Rua das Rosas, Rua das Açucenas, Rua dos Lírios, Av. Cillos, Av. Saudade, Av. Nossa Senhora de Fátima e também em bairros como Jd. dos Lírios, Praia dos Namorados, Praia Azul, Jd. Santa Elisa e Jd. Alvorada. A prefeitura não informou, no entanto, o número de estabelecimentos fiscalizados, mas todos receberam notificações.
Sumaré realizou, ao longo do final de semana, a “Operação Bar Legal”. Foram fiscalizados, orientados e fechados em função do descumprimento das normas preventivas cerca de 20 estabelecimentos. Além disso, foram fiscalizados quatro eventos sem a devida autorização para ocorrer, sendo que três foram encerrados pelos fiscais, com uma autuação.
Outro evento não chegou a acontecer, pois a equipe chegou ao local antes do início. No sábado, três chácaras na região do Matão foram fiscalizadas (sendo um evento encerrado pelos fiscais e os outros não aconteceram).
Em Nova Odessa, 48 estabelecimentos foram inspecionados, a maioria devido a denúncias feitas da própria população, segundo a prefeitura. Foram autuados oito destes estabelecimentos por promover aglomeração e pelo descumprimento das regras. Todos são reincidentes, ou seja, já haviam sido orientados previamente.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Méria Brito de Jesus, de forma geral a população da cidade compreendeu a seriedade do momento da pandemia e aderiu às regras do Plano São Paulo. “Em relação aos finais de semana anteriores, percebemos que o respeito às regras foi maior”, disse.
Já em Santa Bárbara d’Oeste foram registradas seis ocorrências de descumprimento ao Plano São Paulo. Todos os estabelecimentos comerciais foram orientados a cumprir a legislação e a encerrar as atividades.