
Uma operação da Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos da Prefeitura de Campinas resultou no descarte de cerca de seis toneladas de carnes impróprias para consumo em um açougue no Jardim São Marcos. A ação ocorreu entre a tarde e a noite de quinta-feira (7) e o balanço foi concluído nesta sexta-feira (8).
Segundo a administração municipal, quase quatro toneladas de carnes estavam com prazo de validade vencido. O restante era composto por produtos sem procedência, em deterioração ou destinados exclusivamente para uso industrial.
Durante a inspeção, também foram apreendidos 35 quilos de sais de cura — substância proibida em açougues — que, segundo a fiscalização, estavam sendo usados para mascarar alterações nos alimentos.
Licença sanitária vencida
A vistoria constatou que o açougue operava com a licença sanitária vencida desde 6 de junho deste ano. O proprietário tem prazo de dez dias para regularizar a situação e evitar penalidades como multa ou suspensão das atividades. Apesar das irregularidades, o funcionamento foi mantido provisoriamente por o espaço apresentar condições mínimas para operação.
Destino dos produtos
Todo o material apreendido foi levado a um aterro sanitário. O responsável pelo estabelecimento responderá a processo administrativo e poderá apresentar defesa. Outras sanções podem ser aplicadas ao final do procedimento.
Denúncias
A Prefeitura orienta que irregularidades sanitárias sejam comunicadas pelo telefone 156 ou pelo site cidadao.campinas.sp.gov.br.