domingo, 22 dezembro 2024

FOGO CRUZADO

PRORROGAÇÃO DA CEI 1
A CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Saúde da Câmara de Americana vai solicitar a prorrogação dos trabalhos por mais 180 dias. O motivo, segundo o grupo, é que os vereadores enfrentaram uma série de dificuldades durante o processo de coleta de documentos e oitiva de testemunhas, e há um entendimento de que é necessário mais tempo para concluir a análise técnica da CEI. Duas sessões de oitivas tiveram que ser canceladas por conta da greve dos caminhoneiros, por exemplo. O relatório parcial da CEI foi aprovado dentro da comissão por unanimidade. Já o pedido de prorrogação vai a plenário na sessão de amanhã.

PRORROGAÇÃO DA CEI 2
Segundo a vereadora e presidente da CEI, Maria Giovana Fortunato (PCdoB), a comissão espera não ter que usar todos os 180 dias para concluir os trabalhos. No entanto, ainda serão feitas quatro novas oitivas, marcadas para o dia 4 de julho. O grupo também convidou o prefeito Omar Najar (PMDB) para prestar esclarecimentos sobre denúncias apresentadas por testemunhas da CEI, mas a presença do chefe do Executivo ainda não foi confirmada. Nos bastidores, especula-se que Omar não vai comparecer.

PRORROGAÇÃO DA CEI 3
“Não pretendemos usar os 180 dias. A CEI já está no estágio final. Marcamos para dia 4 de julho mais quatro oitivas muito importantes de pessoas que não compareceram anteriormente. Tem também o convite ao prefeito, e em seguida vamos fazer questionamentos e acareações dos depoimentos contraditórios”, explicou Maria Giovana.

RENOVASBO
Foi lançado em Santa Bárbara d’Oeste um manifesto liderado por jovens, empreendedores e empresários da cidade. O O movimento recebeu o nome de RenovaSBO e afirma que busca a renovação política, acelerar a criação de novas lideranças e a busca de novas formas de facilitar o acesso do cidadão comum à política.

EM REDES SOCIAIS
O grupo também aponta que irá conduzir o manifesto através de uma plataforma de discussão por meio das redes sociais para debater ideias e projetos em prol da renovação política barbarense, além de cobrar transparência, monitorar os políticos locais e mobilizar outros cidadãos. “A ideia do movimento nasce da necessidade do sentimento do cidadão comum que haja uma renovação de verdade no núcleo político municipal, no qual atualmente tem sido um reduto dos mesmos nomes e dos mesmos grupos de interesse”, afirmou Felipe Corá, um dos fundadores.

‘PARTICIPAÇÃO POPULAR’
“O objetivo do movimento é incentivar a participação popular, principalmente da juventude na política com isso acelerar a criação de novas lideranças políticas”, acrescentou Corá. Empresário do mercado de seguros e apoiador do movimento, Raphael Branco de Azevedo considera que a transparência é a contrapartida mínima que os governantes devem oferecer, já que estão sendo vistos como os principais atores da corrupção nos últimos anos. “A ideia é não apenas resgatar a confiança, mas também impedir que a política seja um reduto permanente dos mesmos nomes e grupos de interesse,” diz Corá.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também