quarta-feira, 24 abril 2024

FOGO CRUZADO

Polícia • Acidente • Contrato 

POLÍCIA
Em Americana, o vereador Marcos Caetano cobra providências da prefeitura sobre o policiamento preventivo e ostensivo nas proximidades do Posto 10, do bairro Antônio Zanaga. Segundo Marcos Caetano, moradores, comerciantes e frequentadores do bairro, em especial os que residem próximos ao prédio da antiga unidade de saúde, relatam a presença diária de vândalos e usuários de drogas no local. O parlamentar cita ainda que crianças e adolescentes que usam o trajeto como caminho para a escola são obrigados a conviver com viciados.

“Há relatos de pais que deixaram de levar os filhos para a escola pelo medo, não só da real oferta de drogas, como da violência. Segundo os moradores, viaturas policiais não são encontradas com frequência próximo do Posto 10, o que facilita inclusive que os usuários e pequenos traficantes escondam pequenas porções de droga nas proximidades”, descreve o vereador. No requerimento, Caetano questiona se será intensificado o policiamento preventivo e ostensivo da Guarda Municipal de Americana (Gama) na região, em especial nas proximidades do Posto 10. Em caso positivo, pergunta a partir de quando será feito. 

ACIDENTE
O vereador Silvio Dourado (PL) pede informações da prefeitura sobre a quantidade multas de trânsito constatadas por meio de radares fotográficos instalados nos semáforos da cidade. De acordo com Dourado, estudos na área de legislação viária indicam que o funcionamento destes equipamentos de fiscalização de avanço de sinal tem resultado em acidentes. O motivo é que os motoristas aceleram ou freiam o veículo bruscamente quando a sinalização está no amarelo, na transição para o sinal de parada.

“Os estudos ainda dão conta de que alterações como tamanho, modernização e indicação do tempo para mudança de sinal também são fatores relevantes para a eficácia dos instrumentos. Pesquisa apontou redução de 35% na quantidade de acidentes”, disse.

CONTRATO
O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSDB), voltou a pedir a revogação do contrato de concessão do transporte coletivo municipal por descumprimento das cláusulas do edital de licitação em relação à idade dos veículos.

De acordo com requerimento, em 24 de novembro de 2021 foi prorrogada a vigência do contrato firmado com a empresa Rápido Sumaré, referente ao serviço de transporte coletivo urbano público de passageiros dentro do município.

O edital continha a previsão de que a empresa deveria disponibilizar, “em até 90 dias da assinatura do contrato, frota de operação com veículos 0km, e o veículo reserva deverá ser de idade média de no máximo 5 anos. Ele fala em inexecução de contrato. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também