Policiais da Força Tática localizaram um desmanche de veículos, em uma chácara no bairro Jardim Santa Isabel, em Hortolândia, na noite desta quarta-feira (02). Um homem foi preso ao chegar no local e tentar fugir da polícia.
De acordo com informações do cabo Raimundo Nonato, da Força Tática do 48ºBPM/I, após receberem informações de vários furtos de veículos na região central de Sumaré, entre eles duas caminhonetes de luxo, as equipes, então, intensificaram o patrulhamento por estradas onde se concentram possíveis locais de abandono de veículos. Vendo a movimentação de viaturas, testemunhas informaram, via denúncia anônima, que em uma chácara na Estrada da Servidão, havia uma movimentação atípica de veículos e de ruídos estranhos.
“Ao chegarmos ao local, notamos câmeras de monitoramento e então subimos em um muro na lateral. Vimos uma movimentação estranha. Pulamos para dentro do local e não havia mais ninguém. Foi onde encontramos várias peças e carcaças de carros, então, colocamos as viaturas para dentro para preservar o local e acionar a perícia”, contou.
Durante a vistoria nas dependências da chácara, os militares notaram que um veículo Fiat Siena prata tentou adentrar no local, porém, ao perceber a presença da PM, o motorista empreendeu fuga. Os policiais foram atrás do carro e após alguns minutos de acompanhamento o motorista parou. Dois homens deixaram o automóvel e conseguiram fugir por uma mata. Já o motorista foi detido. Com ele nada de ilícito foi encontrado, porém, dentro do carro os policiais encontraram um molho de chaves, uma delas abria o portão da chácara.
“Encontramos dentro do carro um aparelho que inibe sinal de travamento das portas de veículo. Ao ser questionado, ele, a princípio, negou toda a participação em qualquer tipo de ato ilícito, porém, no chaveiro dele havia uma chave que era do portão da chácara. Ele disse que desconhece o local e só estava passando por ali, apesar de morar em Campinas”, comentou o cabo.
Dentro da chácara foi encontrada ainda uma central de monitoramento bem estruturada e com câmeras de boa resolução para observar a aproximação dos policiais. Na propriedade os PMs encontraram centenas de peças de vários tipos e modelos. A polícia calcula que pelo menos 20 veículos haviam sido desmontados. Uma caminhonete preta já estava desmontada e outra picape prata foi encontrada ainda semidesmontada, restando somente as rodas e a placa cerca de duas horas depois de ter sido levada.
Os policiais acreditam que os criminosos realizavam furtos principalmente nas cidades de Hortolândia e Sumaré, já que haviam placas destas cidades.
BLOQUEADOR DE SINAL
De acordo com o oficial da PM, os criminosos se utilizavam de um equipamento igual a um controle remoto de portão eletrônico para neutralizar o sinal que trava as portas do veículo. O equipamento pode ser acionado de longe. O comando de travamento das portas deixa de funcionar e assim o carro não é travado.
“O motorista trava o veículo e vai fazer seus afazeres, porém, é sempre bom checar antes de deixar o automóvel se as portas estão realmente travadas”, salientou Nonato. Ainda em um dos cômodos da chácara, havia um outro equipamento que inibe sinais de celular e de rastreamento conhecido como “jumper” ou “capetinha”. Ele era usado durante a desmontagem dos veículos, impossibilitando a localização por parte de empresas de rastreamento veicular.
Em um banheiro a polícia ainda encontrou pertences de vítimas, entre eles uniformes e calcados femininos de uma companhia aérea e chaves de diversos veículos. Existe a hipótese de que além dos furtos, os criminosos ainda cometiam roubos.
O homem preso tem 64 anos e já possuía passagens por recepção. O veículo que ele dirigia foi apreendido e a polícia agora investiga se ele era o motorista da quadrilha. O dono da chácara que era alugada está sendo procurado e também será investigado para saber se há ligação com o desmanche
Equipes da Polícia Técnico-Científica compareceram ao local para realizar a perícia em toda a chácara. Todas as peças estavam com chassi e vidros riscados para dificultar a identificação. Todo o material foi apreendido e encaminhado para o pátio de veículos removidos
O caso foi registrado no plantão policial da cidade. A Polícia Civil vai tentar achar pistas que possam levar à identificação dos criminosos que faziam parte da quadrilha.
(Foto: Rafael Rezende | TV TodoDia)
(Foto: Rafael Rezende | TV TodoDia)
(Foto: Rafael Rezende | TV TodoDia)
(Foto: Rafael Rezende | TV TodoDia)
(Foto: Rafael Rezende | TV TodoDia)