Nesta quinta-feira (26), sob coordenação do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), foi criado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a Frente Parlamentar Pela Malha Ferroviária, criada para buscar o aprimoramento das discussões sobre políticas públicas sobre o transporte ferroviário do Estado.
O grupo conta com o apoio de 43 parlamentes de diversas siglas da Assembleia. O objetivo é resgatar uma antiga vocação do transporte de passageiros e cargas por ferrovias paulistas, valorizando modal, tido como mais sustentável, econômico e sinônimo de desenvolvimento para todas as regiões.
Unindo o Legislativo e o Executivo, o Estado de São Paulo trabalhará para revitalizar o modal, tendo como principal projeto a implantação do Trem Intercidades, ligando inicialmente a Região de Campinas à Capital paulista.
Segundo Dirceu Dalben, o deputado sente uma grande satisfação de instalar essa Frente Parlamentar e de ter tido aprovação da Casa em legislação e financiamentos nesse setor. O deputado também desta que o Brasil, devido à grande capacidade econômica adquirida, nunca deveria ter deixado de lado a matriz do transporte ferroviário.
“O objetivo do grupo é ser um instrumento da sociedade civil e das entidades governamentais para que possamos unir forças, aprimorar a legislação, acompanhar e fiscalizar as obras. Tudo para que a população recebe o benefício principal”, afirmou Dirceu Dalben.
Além de Dirceu Dalben, a mesa contou com a presença do prefeito de Sumare, Luiz Dalben (Cidadania), o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB) e os deputados estaduais Barros Munhoz (PSDB), Rui Alves (Republicanos), e o deputado federal Alex Manente (Cidadania). O evento contou com a presença de diversos deputados, vereadores e técnicos da área.
O prefeito Luiz Dalben parabenizou o pai sobre o trabalho e declarou participação ativa sobre o fortalecimento do transporte ferroviário. “Por muitos anos, a malha ferroviária do nosso país ficou esquecida. Mas, agora, com a criação dessa Frente Parlamentar esse tema estará sempre como prioridade na pauta”, afirmou.
Já o prefeito Gustavo Reis, também deixou a sua mensagem de apoio à frente parlamentar e à retomada do transporte de passageiros por esse modal. “Essa frente parlamentar vai mostrar a força política que a gente precisa para tirar, de fato, esse sonho do papel. O transporte ferroviário é muito mais seguro, econômico e gera desenvolvimento. O Trem Intercidades é algo viável, um projeto que pode ser concretizado, com empresas interessadas em implantar aquela que será a ligação entre duas grandes regiões metropolitanas do Brasil”, comentou Reis.
Investimentos
Rafael Benini, secretário estadual de Parcerias em Investimentos, representou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no encontro. Ele detalhou os passos que estão sendo realizados para a efetivação do leilão de concessão – no formato de Parceria Público-Privada (PPP) -, marcado para 29 de fevereiro de 2024.
Segundo Rafael, será um investimento de R$ 13,5 bilhões, sendo R$ 8,4 bilhões de aporte do Estado. Todo o projeto deverá estar entregue até 2031.
Benini reforça que os trens sairão a cada 15 minutos nos horários de pico e terão uma capacidade média de 800 passageiros por viagem. Entre Campinas e São Paulo, com um trajeto de 1 hora e 4 minutos, os trens farão uma parada em Jundiaí.