Funcionários da empresa WM Ferreira Hidrojateamento Ltda, contratada pela Prefeitura de Nova Odessa para fazer a limpeza urbana da cidade, denunciam o atraso nos pagamentos dos salários e ameaçam cruzar os braços a partir desta quinta-feira (21) caso a situação não seja regularizada.
Um representante dos funcionários entrou em contato com a redação da TV TodoDia nesta quarta-feira relatando a situação. “Se a empresa não fizer pagamento do adiantamento dia de hoje (quinta), estaremos paralisando a limpeza na cidade”, afirmou o trabalhador.

Pediu anonimato
Em mensagem enviada à TV TodoDia sob condição de anonimato, o funcionário detalha a situação vivida pela equipe de campo. “Nós somos funcionários da WM, e fazemos o serviço de limpeza da cidade de Nova Odessa. Mas já é até comum que termina atrasando o salário. Eles (a WM) alegam que não tem dia para pagar porque a Prefeitura de Nova Odessa não estaria fazendo os depósitos nas datas corretas para eles poderem estar repassando pra gente”, explica.
“Nós, como somos funcionários – não só eu, mas os meninos também – estamos avisando que a partir de amanhã vamos encerrar o serviço e vai ficar todo mundo na base localizada na Rua Salvador, no Jardim São Jorge, em Nova Odessa”, adianta o reclamante.
Por fim, o funcionário reforça o que pode acontecer já a partir desta quinta-feira (21) caso o suposto atraso no pagamento não seja regularizado pela empresa. “Ninguém vai trabalhar na limpeza enquanto não ser efetuado o pagamento para nós poder receber. A gente tem família e nossos compromissos também”, completou o trabalhador.
Posicionamento
A reportagem da TV TodoDia entrou em contato no início da tarde de quarta-feira com a WM e com a Prefeitura, para saber quais medidas seriam tomadas no caso.
Em nota, a Prefeitura informou que “continua em negociação com a empresa terceirizada para equacionar os pagamentos e normalizar a situação no menor prazo possível”. Já a empresa não se manifestou até o fechamento desta edição.

O contrato
Firmado em 2023 a partir de uma licitação na modalidade Pregão Presencial, o contrato da Prefeitura com a WM Ferreira prevê a prestação de serviços de “manutenção e conservação das áreas verdes e ajardinadas das vias e logradouros deste município, tais como: limpeza de guias e sarjetas (manual e mecânica), com pintura de guias e sarjetas, roçadas, varrição e congêneres”.
O contrato justifica a terceirização destes serviços pelo Município “pela necessidade de higienização das áreas públicas e comuns existentes” em Nova Odessa. No primeiro ano de contrato, o valor estimado pelo serviço era de R$ 4,5 milhões. Inicialmente, eram previstos 35 funcionários na tarefa, além de veículos e máquinas da empresa. A fiscalização dos serviços prestados é feita pela Secretaria Municipal de Obras.