quarta-feira, 8 maio 2024

Funcionários de terceirizada da Saúde cobram salários atrasados em Americana

Cerca de 25 profissionais alegam que estão há quase 60 dias sem receber; eles prestam serviços sob contrato da empresa Vigor Med Saúde

A empresa Vigor Med é credenciada no Cismetro, do qual a Secretaria de Saúde utiliza os serviços desde o final de 2021 (Foto: Google Maps)

Um grupo de aproximadamente 25 profissionais da área da saúde pública alega que está há quase 60 dias sem receber salários em Americana. Eles prestam serviços sob contrato da empresa terceirizada Vigor Med Saúde LTDA, de Iracemápolis (SP), que presta serviços para a prefeitura.

“Não tenho nem como ir trabalhar porque não tenho dinheiro para colocar gasolina no carro. E isso porque o mês de fevereiro foi puxado, fizemos hora extra aos sábados para ajudar na campanha de vacinação”, conta uma enfermeira ouvida pela reportagem, que pediu para não ter o nome revelado.

Outra profissional alega que o último pagamento que caiu na sua conta foi no dia 21 de fevereiro. Desde então, nada mais foi acertado por parte da empresa contratante, segundo ela.

“Quem chegou a fazer reclamação foi convidado a pedir demissão, ‘já que não estava bom'”, relata outra profissional, também sob anonimato.

A Prefeitura de Americana informa que a empresa Vigor Med é credenciada no Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), do qual a Secretaria de Saúde utiliza os serviços desde o final de 2021. E que todas as atividades realizadas pelos prestadores credenciados ao consórcio são informadas e conferidas pela Secretaria de Saúde no mês subsequente.

“De acordo com o Fundo Municipal de Saúde, o prazo para o pagamento ao Cismetro, referente à competência do mês de fevereiro, é até o dia 1º de abril, conforme acordado oficialmente”, esclarece nota do poder público.

A assessoria da prefeitura também frisa que no momento a Secretaria de Saúde não possui nenhuma pendência financeira com o Cismetro.

OUTRO LADO
A sócia proprietária da Vigor Med Saúde, Juliana Guimarães, reforça o posicionamento do poder executivo, ao alegar que os profissionais vinculados ao Cismetro não estão com atraso de salário referente ao mês de fevereiro. Ela apenas informa outra data para o acerto com os trabalhadores. “Os plantões realizados dentro do mês de fevereiro, os profissionais irão receber no quinto dia útil de abril. Todos os profissionais foram orientados no momento da contratação sobre o período de pagamento, pois o município tem 30 dias para poder prestar contas, fazer as medições, lançar as produções no sistema dos profissionais que trabalharam no mês anterior”, diz Juliana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também