sexta-feira, 18 abril 2025

Gaeco denuncia dono de avião por crimes

A segunda Vara Criminal de Americana recebeu denúncia apresentada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) contra dois moradores de Americana acusados de crimes de lavagem de dinheiro. Para cometer os crimes, eles utilizavam até aviões.
Segundo o Gaeco, foi apurado na investigação que um dos acusados é membro de uma associação criminosa envolvida em um complexo esquema de tráfico interestadual de drogas, que se valia, dentre outros meios de transporte, de aeronaves para buscar cocaína no Estado de Minas Gerais e distribuir na região de Americana e Santa Bárbara d’Oeste.
Após a prisão em flagrante de um deles, realizada em 29 de junho de 2014, foram encontrados 51 tijolos de cocaína, na forma de “crack”, com peso bruto aproximado de quase 52 quilos.
Na ocasião, o Gaeco foi alertado pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) acerca de movimentações bancárias totalmente incompatíveis com a renda informada pelo réu.
Ainda segundo o Gaeco, as diligências apontaram que um dos acusados utilizou dinheiro proveniente do tráfico de drogas para adquirir um veículo BMW, modelo X6, que foi registrado em nome do outro acusado, como forma de dissimular a propriedade.
Depois, o real proprietário da BMW comprou a aeronave prefixo PP-ACW (modelo Baron), avalizada em cerca de R$ 600 mil.
O automóvel BMW X6 foi dado como parte do pagamento na compra do avião. A diferença foi quitada com dinheiro que seria oriundo do tráfico de drogas.
Segundo o Gaeco, a propriedade da aeronave foi dissimulada mediante transferência para o nome de outra pessoa sem sem condição econômica para aquisição do bem e que voluntariamente aceitou figurar como proprietário fictício. A aeronave foi sequestrada por meio de ordem judicial.
APREENSÕES
No mês de abril, uma operação da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana apreendeu duas aeronaves (um avião e um helicóptero) por suspeita de lavagem de dinheiro.
As aeronaves foram localizados no aeroporto de Americana em uma investigação da Polícia Civil depois da apreensão de 458 kg de cocaína em um avião no Amazonas.
As aeronaves são de um empresário que tem um hangar na cidade.
No aerporto foram confiscados o avião Cessna Aircraft 402, com capacidade para transporte de seis passageiros, e o helicóptero modelo Robimson R44 II.
À época, a Dise informou que o avião encontrado com drogas no Amazonas tinha partido de Americana três dias antes e teria sido “vendida” por um piloto que tem um hangar no município.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também