sexta-feira, 14 novembro 2025
NO PARQUE PERON

Galeria Urbana Festival reúne 25 artistas do grafite neste final de semana em Hortolândia

Evento é neste sábado e domingo; 25 artistas vão grafitar o muro da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção
Por
Vagner Salustiano
25 artistas urbanos vão grafitar 300 metros de muros da URE do Parque Peron. Foto: Prefeitura de Hortolândia

Buscando transformar a cidade em “uma grande exposição de grafite a céu aberto”, a Prefeitura de Hortolândia promove neste sábado (15) e domingo (16) o Galeria Urbana Festival.

O evento terá a participação de 25 artistas, que vão grafitar o muro de cerca de 300 metros de extensão da URE (Usina de Reciclagem de Entulho). A grafitagem começa às 9h e vai até as 17h nos dois dias.

A unidade da Secretaria de Serviços Urbanos está localizada na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, nº 4.183, no Parque Peron. O festival é promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com o artista Leandro Kranium.

Sustentabilidade e Governança no tema
Segundo Kranium, o tema do festival será os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). “Os artistas poderão escolher qualquer um dos temas relacionados aos ODSs para desenvolverem suas obras”, explica o organizador.

O artista destaca que a proposta do festival é incorporar os conceitos de ESG (sigla em inglês que significa “Ambiental, Social e Governança”), temas referentes a um conjunto de práticas para avaliar o desempenho em sustentabilidade e responsabilidade de grandes empresas, e da agenda dos ODSs.

“Com princípios de equidade, diversidade, pluralidade e participação popular, o festival se propõe ser um evento contemporâneo que reflete os tempos atuais. E promove um espaço inclusivo para a arte urbana”, salienta Kranium.

Os 25 artistas são de Hortolândia, municípios vizinhos, de outras regiões do Estado de São Paulo, da capital e de outros países. Eles foram selecionados mediante inscrição prévia. A população poderá ir ao local para acompanhar o trabalho dos artistas. Além disso, o festival irá ministrar oficinas de arte urbana para o público e terá apresentações culturais.

Cinco residências da cidade foram sorteadas e também receberam murais em grafite. Foto: Prefeitura de Hortolândia

Grafitagem em residências
Para também envolver a cidade e a população, o festival promoveu o sorteio de cinco grafites em residências, sem custo nenhum para os moradores. Artistas da cidade grafitaram os muros externos das casas sorteadas. A ação foi feita em outubro deste ano. Para participar, os moradores tiveram que fazer inscrição online.

O secretário-adjunto de Cultura, Tim Mendes, salienta que a realização do festival é importante para dar destaque ao grafite. “Em Hortolândia temos uma grande diversidade de linguagens artístico-culturais. E o grafite é uma delas. Ao realizar o Galeria Urbana Festival, a Prefeitura mostra que tem um olhar para essa linguagem. O grafite tem representatividade na cidade. Contar com a participação desses artistas fortalece o cenário cultural do município, e qualifica o trabalho e as políticas públicas que a Prefeitura desenvolve para fomentar cada vez mais a produção artística local”, destaca o adjunto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também