A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira reforça o alerta à população sobre os perigos do uso de linhas com cerol (mistura de cola com vidro moído) e da chamada linha chilena. O uso delas em pipas podem causar ferimentos graves e até fatais, especialmente em ciclistas, motociclistas e pedestres. “O uso, fabricação e comercialização desses materiais são proibidos por lei. Em muitos casos, os ferimentos podem levar à morte ”, destaca o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Hailer.
Durante todo o ano, a secretaria desenvolve ações educativas com foco na prevenção. Uma das principais iniciativas é o projeto Educar Limeira, que leva informações sobre os riscos do cerol diretamente às escolas da rede municipal de ensino.

Neste período de férias, a GCM intensifica os patrulhamentos nos bairros com o objetivo de orientar pais, responsáveis e crianças sobre os perigos da prática. “Soltar pipa é uma brincadeira segura quando feita com responsabilidade e sem colocar vidas em risco”, reforça Hailer.
Denúncias sobre casos de uso de cerol podem ser feitas no telefone 153 (GCM).