
Nada menos que 108 veículos foram abordados durante a “Operação Integrada” conjunta entre GCM (Guarda Civil Municipal) e Fiscalização de Trânsito da Prefeitura de Nova Odessa e PM (Polícia Militar) realizada no último domingo (30/03) em diversos “pontos sensíveis” de Nova Odessa. Foram aplicadas 14 autuações, e uma habilitação vencida foi apreendida. Atuaram na ação de domingo um total de 12 agentes, com 8 viaturas da GCM, Trânsito e PM.
Através desta parceria, ações conjuntas entre os órgãos de Segurança do Município e do Estado vêm sendo realizadas periodicamente na cidade desde 2021. Segundo o secretário-adjunto de Segurança de Nova Odessa, Silvio Natal, os “pontos sensíveis” onde as equipes atuaram ao longo da tarde e noite de domingo foram apontados pelo trabalho de inteligência da corporação municipal.
“Esses locais, nestes horários, têm aglomeração de pessoas, com relatos de perturbação do sossego, abuso na condução de veículos, embriaguez ao volante, rachas e malabarismos, principalmente com motocicletas. Também atuamos contra a chamada ‘descarga livre’, que são os ‘estouros’ propositais de escapamento”, explicou o adjunto Silvio Natal.
Na primeira etapa, das 15h às 18h, as equipes promoveram a chamada “saturação” (presença ostensiva) e patrulhamento em locais como o Parque Linear do 23 de Maio e Jardim São Manoel, Avenida São Gonçalo, Praça Dr Cezar Ladeia (no Jardim Santa Rita) e Rua Fioravante Martins (no Jardim São Manoel). Nestes locais, foram feitas 34 abordagens a veículos, incluindo motocicletas com indícios de modificações nos escapamentos, com 12 infrações e a habitação apreendida.


À NOITE
À noite, das 19h às 23h, a força-tarefa intensificou a atuação na Avenida João Pessoa, entre a Avenida Ampelio Gazzetta e a Praça dos Três Poderes. Foram abordados mais 74 veículos, com 12 infrações.
“Nestes locais, temos registrado comportamentos inadequados ao volante, muitas vezes aliados ao consumo de bebidas alcoólicas, à depredação do patrimônio público e privado, à direção perigosa de veículos automotores – e até mesmo ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou Natal, agradecendo o apoio do subcomandante do 48º Batalhão da PM, major Rodrigo Puzzi, responsável pelas operações conjuntas junto aos municípios.
Segundo o secretário de Segurança de Nova Odessa, coronel Carlos Fanti, o objetivo de ações como estas “é desestimular o comportamento ilegal de alguns, realizando abordagens, pontos de bloqueio e fiscalização e saturação”.
“Procuramos assim garantir a tranquilidade pública para a população, o uso adequado das áreas de lazer, prevenindo infrações que possam comprometer o bem-estar coletivo”, completou o experiente oficial. Novas ações conjuntas entre a GCM, o Trânsito e a PM devem acontecer na cidade ao longo das próximas semanas, sempre em locais apontados como críticos para situações de abuso na direção e perturbação do sossego.