terça-feira, 8 julho 2025

Gerar emprego, a meta em Sumaré

A geração de emprego é uma das principais prioridades informadas pelos candidatos a prefeito de Sumaré ao TODODIA. Três candidatos tentam retirar Luiz Dalben (Cidadania) do governo, enquanto ele busca a reeleição e a continuidade do trabalho que iniciou em 2017.

Além dessa pauta, também aparecem como prioridades a expansão do atendimento na saúde, inclusive com promessa de construção de um hospital municipal. Outra pauta recorrente é a diminuição de cargos em comissão na prefeitura.

Para elencar as prioridades, a reportagem do TODODIA enviou o mesmo formulário a todos os candidatos ao Executivo. As respostas foram reunidas na íntegra, com ligeiras alterações para adequação ao tamanho limite estipulado para cada resposta.

As perguntas:

1) Descreva quais são as prioridades da sua candidatura.

2) Cite cinco ações que pretende adotar nos primeiros 100 dias de governo.

3) Como você gostaria que seu eventual governo fosse lembrado após quatro anos de gestão?

DÉCIO MARMIROLLI (PDT)

 67 anos, empresário no ramo farmacêutico, é vereador desde 1997

1) A prioridade é gerar emprego e renda para a população, e proporcionar saúde de qualidade para nosso povo com a construção do Hospital Municipal, em parceria com o Estado e a União, e contratar mais médicos para a rede municipal. Vamos inovar e modernizar todos os setores, trazendo Sumaré para a era digital na segurança, educação, saúde e empregos.

2) Vamos reunir os servidores para realizar uma grande mudança em todos os setores. Zerar a espera por consultas e exames com convênios e mutirões. Equipar nossa Guarda Civil e iniciar o processo de contratação para modernizar a segurança. Implantar um programa permanente de recape e manutenção das ruas e avenidas. Iniciar os estudos para zerar a espera por vagas em creches.

3) Quero ser lembrado como o prefeito que elevou todos os índices de qualidade e colocou Sumaré em posição de destaque na região. O prefeito que melhorou a educação, a saúde, a segurança, o respeito ao cidadão e conseguiu trazer de volta o sorriso no rosto da população de Sumaré.

ROBERTO GUIMARÃES (PTB)

45 anos, advogado, foi secretário de Segurança Pública em 2005

1) Auditoria imediata nas contas públicas (fortalecimento no combate à corrupção); contratação apenas de técnicos nos cargos estratégicos da prefeitura; imediata reavaliação da saúde e planejamento para construção do hospital municipal; redução de gastos (corte de secretarias, gastos de alugueis e comissionados); nova licitação do transporte público.

2) Auditoria profunda com revisão de todos os contratos e enxugamento da máquina; aplicabilidade de um plano diretor amplamente discutido com todos setores da cidade; diminuir o número de secretarias e comissionados; nova licitação do transporte público; criação de sub prefeituras; dedicação total na humanização, agilidade e início do projeto para o hospital municipal.

3) O governo que construiu o hospital municipal; que fortaleceu e abriu a cidade para o crescimento do comércio e indústrias com geração de emprego e renda; que fez obras de infraestrutura na cidade; que colocou o plano diretor em prática para o crescimento igualitário de todos bairros.

GUILHERME DALL’ORTO (Patriota)

43 anos, advogado e empresário, nunca ocupou cargo eletivo

1) A prioridade é geração de emprego. Hoje, 20% da população economicamente ativa de Sumaré está desempregada. Vamos editar uma nova lei de incentivos fiscais, reduzir a burocracia e ampliar a qualificação profissional para atrair novas indústrias, redes varejistas e empreendimentos imobiliários e de serviços.

2) Redução de 50% no quadro de funcionários comissionados. Revisão dos contratos de aluguel, com rescisão dos que não atenderem ao interesse público. Negociação com os servidores para o pagamento de reajustes não concedidos. Fiscalização efetiva sobre o transporte público. Reorganização da rede de saúde.

3) Quero que o meu governo seja lembrado como aquele que recolocou Sumaré como protagonista regional. Um polo de geração de empregos e negócios, com uma economia pujante, serviços públicos eficientes e qualidade de vida para quem vive aqui, não importa em qual região.

LUIZ DALBEN (Cidadania)

30 anos, superior incompleto, foi vice-prefeito e é o atual prefeito da cidade

1) A prioridade do nosso governo, se formos reeleitos, é manter o atendimento humanizado na saúde, aumentar a formação escolar e trazer lazer com segurança para as pessoas utilizarem os espaços públicos.

2) Vamos dar continuidade aos projetos que estamos executando, como o Programa de Recape Contínuo, a construção da UPA Área Cura e outra no Maria Antonia; continuar garantindo os direitos dos colaboradores e da população em geral; e faremos um balanço destes quatro anos para identificar onde podemos melhorar.

3) Neste mandato, resgatamos o orgulho de ser sumareense, limpando o nome da cidade e fazendo investimentos. Gostaria que fosse lembrado como o governo que colocou Sumaré no mapa dos negócios. Com a reestruturação da linha férrea e a construção de novos viadutos, acredito que é isso que vai acontecer.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também