
O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), que assumiu neste ano, ainda não conseguiu convencer a maior parte dos piracicabanos de que sua administração é superior à do antecessor, Luciano Almeida (PP).
É o que mostra a segunda reportagem da série sobre a pesquisa Ágili/TODODIA, na qual 36,30% dos entrevistados avaliam que a atual gestão é igual à anterior, enquanto 11,50% afirmam que é pior.
Ou seja, 47,80% da população não percebem melhoria concreta na condução da prefeitura, percentual superior aos 45,20% que consideram Helinho melhor que Luciano.

Administração anterior sofreu grande rejeição do eleitorado
Os dados podem acender um sinal de alerta no gabinete do chefe do Executivo, pois Luciano Almeida tentou a reeleição em 2024, mas teve apenas 2,46% dos votos válidos e terminou em sexto lugar.
Em outubro daquele ano, levantamento da Ágili/TODODIA já mostrava o desgaste do ex-prefeito, que liderava o índice de rejeição com 29,90%.
A pesquisa atual revela que quase metade da população ainda não reconhece uma mudança significativa na comparação entre as duas gestões.
Os números indicam que Helinho, embora tenha vencido as eleições no segundo turno e mantenha uma taxa de aprovação de 51,40%, não ampliou sua base de apoio desde que tomou posse em 1º de janeiro.
O atual índice de avaliação positiva é semelhante ao percentual de votos que obteve no segundo turno das eleições de 2024, quando venceu Barjas Negri, então no PSDB, com 53,61% dos votos.
Gestão Zanatta é regular, dizem eleitores
A classificação geral da administração municipal reforça esse cenário: a maioria dos eleitores piracicabanos avalia a gestão Helinho Zanatta como regular (45,60%).
Outros 26,50% a consideraram “boa” e 4,70%. “ótima”. Do total, 10% a avaliaram como “ruim” e 9,60% como “péssima”. Já 3,60% não souberam ou não responderam.
Para o cientista político e professor da PUC Campinas Vitor Barletta Machado, o fato de a maioria classificar a gestão de Zanatta como regular mostra “um ponto de acomodação” dos eleitores, que não estariam “pesando, de fato, o que consideram o que é bom ou ruim na gestão da cidade.”

Primeiras decisões
As primeiras decisões do governo Helinho Zanatta receberam avaliação moderada dos piracicabanos: a maioria acredita que elas foram “regulares” (36,10%), 33,50% as classificaram como “boas” e 6,20%, como “ótimas”.
“Ruins” somaram 8,90% e “péssimas”, 8,70%. Outros 6,60% não souberam opinar.

Dados demográficos
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 12 de julho de 2025, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Foram ouvidos 800 moradores de Piracicaba, todos maiores de 16 anos, sendo 47% homens e 53% mulheres. Do total, 11% têm entre 16 e 24 anos, 18% entre 25 e 34, 21% entre 35 e 44, 25% entre 45 e 59 e 25% têm 60 anos ou mais. Quanto à escolaridade, 80% têm até o ensino médio completo e 20% concluíram o ensino superior.
O levantamento utilizou o sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Os entrevistados responderam a um questionário estruturado com opções randomizadas automaticamente via software, garantindo a representatividade da amostra.

Sobre a TV TODODIA
A TV TODODIA, localizada em Americana, é reconhecida por cerca de 50 mil moradores de Piracicaba, segundo estimativa da pesquisa Ágili/TODODIA.
No mês de agosto, no qual Piracicaba comemora 258 anos, a emissora divulga uma série de matérias sobre levantamentos da gestão do prefeito Helinho Zanatta e da atuação dos vereadores da cidade.
A emissora está disponível, em Piracicaba, no canal 8 da Claro TV e no streaming tvtododia.com.br — garantindo acesso gratuito e multiplataforma ao conteúdo produzido sete dias por semana, há 35 anos.
O Grupo TODODIA também possui mais de 180 mil seguidores nas redes sociais, que podem ser encontradas no Instagram, no Facebook e no YouTube.
Saiba mais sobre o Instituto Ágili Pesquisas
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país.
O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.
Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais de 2024.