
A administradora da escola Professora Walderez Gazzetta, no Jardim Planalto, em Nova Odessa, comunicou que deixará a gestão a partir do dia 19 de dezembro de 2025. O aviso foi encaminhado aos pais e responsáveis dos alunos pelo Sistema Educacional Fernão Gaivota, responsável pela unidade.
Segundo o comunicado oficial, a decisão foi tomada em razão do não cumprimento, por parte da prefeitura, das obrigações previstas no termo de colaboração firmado, principalmente relacionadas aos repasses financeiros necessários para a manutenção das atividades escolares. A instituição afirma que tentou alternativas administrativas, mas não obteve êxito.
No documento, a direção esclarece que o fechamento não decorre de falhas pedagógicas ou administrativas da escola, mas da inviabilidade de continuidade diante do descumprimento contratual apontado.
Orientação às famílias
Diante da situação, os pais e responsáveis foram orientados a procurar a Secretaria Municipal de Educação para realizar a rematrícula dos alunos na rede municipal de ensino, garantindo o atendimento no próximo ano letivo. A unidade atende crianças de até quatro anos de idade.
A instituição disse lamentar os transtornos causados às famílias e reafirmar o compromisso com a transparência e com o direito à educação das crianças atendidas.
O que diz a prefeitura
Em nota, o Executivo de Nova Odessa pontuou que a rescisão não afetará a continuidade do ano letivo dos alunos. A administração relatou ainda que deve abrir processo licitatório para contratar uma nova entidade para gerir a unidade de ensino. Veja a íntegra do documento:
“Em razão da comunicação de encerramento de atividades na EMEB Professora Walderez Gazzetta divulgada pelo Sistema Educacional Fernão Gaivota, a Prefeitura Municipal de Nova Odessa esclarece que: A Secretaria Municipal de Educação não foi comunicada previamente pela entidade sobre a decisão de encerrar as atividades ou sobre o comunicado direto aos pais. A administração municipal tomou conhecimento da situação através das famílias e, imediatamente após ser informada, iniciou ações para garantir a absoluta continuidade do ano letivo de todos os alunos envolvidos. É importante destacar que o prédio desta EMEB, assim como todos os seus equipamentos e mobiliários, são patrimônio público municipal. Portanto, a escola não está e não será fechada. A parceria com a entidade Fernão Gaivota se dava por meio de um Termo de Colaboração para a gestão dos serviços educacionais no local. A suspensão temporária dos repasses financeiros à entidade, mencionada em seu comunicado, foi necessária devido aos constantes atrasos na apresentação das prestações de contas pela entidade e em razão de uma auditoria em andamento, que visa apurar com exatidão o saldo devido. A Secretaria Municipal de Educação já está empenhada e realizando a realocação de todas as crianças atendidas pela entidade para outras unidades da rede municipal de ensino. As famílias devem procurar a Secretaria de Educação para serem orientadas individualmente. No momento oportuno, após a conclusão dos procedimentos administrativos e licitatórios necessários, a Prefeitura irá contratar uma nova organização para prestar os serviços educacionais no mesmo local, assegurando a manutenção deste importante equipamento público para a comunidade.”





