domingo, 19 outubro 2025
FRENTE FRIA

Governo de SP alerta para frio intenso e mobiliza abrigo solidário

10°C na Região de Campinas essa semana
Por
Redação
Frente fria atinge estado de São Paulo. Foto: divulgação

Apesar de estarmos na Primavera, onde as temperaturas devem ser mais amenas, a população do estado de São Paulo já enfrenta neste domingo (19) queda brusca de temperatura.

O frio intenso é causado pela passagem de uma frente fria pelo estado, o que levou o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil de São Paulo a emitir um Boletim Meteorológico Especial.

Nos próximos dias, as temperaturas mínimas terão queda acentuada, com previsão de 8º C para Região Metropolitana de São Paulo, 5º para a Serra da Mantiqueira, 9°C no Vale do Ribeira e Regiões de São José dos Campos e Itapeva, 10°C nas Regiões de Sorocaba e Campinas, 11°C nas Regiões de Bauru e Araraquara, 12°C nas Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, 14°C na Baixada Santista e Litoral Norte.

Abrigo solidário

Diante da previsão de queda das temperaturas nos próximos dias, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil do Estado, em parceria com o Metrô de São Paulo, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social, ativará o abrigo solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô a partir das 19h deste domingo (19).

O acolhimento emergencial à população em situação de rua durante os dias mais frios está previsto para funcionar até quarta-feira (22).

Além de alimentação, no Abrigo Solidário, são disponibilizados colchões e cobertores. Há também acolhimento aos pets.

Acolhimento emergencial à população em situação de rua durante os dias mais frios está previsto para funcionar até quarta-feira. Foto: Governo de SP

Alerta para incêndios

Com a queda das temperaturas, a Defesa Civil do Estado de São Paulo reforça o alerta à população sobre os cuidados necessários para evitar incêndios em comunidades e aglomerados urbanos habitacionais, como favelas e ocupações precárias. Nesta época do ano, o aumento no uso de aquecedores improvisados, velas e sobrecarga elétrica tende a elevar significativamente o número de ocorrências.

Fonte: Agência SP

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também