sexta-feira, 22 novembro 2024
ALERTA DE QUEIMADAS

Governo do Estado mantém gabinete de crise para monitorar situações de queimadas

No momento, não há registros de focos de incêndios ativos
Por
Felipe Gomes
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Por conta das grandes queimadas que atingiram o interior do estado na última semana, o Governo de São Paulo segue com os trabalhos do gabinete de crise e do posto avançado, instalado em Ribeirão Preto, para monitorar e dar respostas.

Não foram registrados focos ativos de incêndio na segunda-feira (26), no entanto 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas. Os dados estão sendo monitorados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil.

Em decorrência da melhora da situação em relação aos focos de incêndio, todas as rodovias estão liberadas. O DER (Departamento de Estradas e Rodagens) e a Artesp (Agência Reguladora dos Serviços de Transporte) acompanham a situação para qualquer ação necessária devido a eventuais focos de fogo e fumaça que possam atrapalhar a visibilidade.

A Polícia Civil está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso no estado, especialmente aquelas que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas. Três prisões foram efetuadas em São José do Rio Preto, Batatais e Guaraci.

Mais de 15 mil pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos de combate às chamas, orientando a população e planejando ações desde sexta-feira (24), quando o gabinete de crise foi implantado. O gabinete reúne profissionais da Defesa Civil do Estado, da SSP (Secretaria de Segurança Pública), da Semil (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, além de efetivos das Forças Armadas, da Fundação Florestal, do DER, das Defesas Civis Municipais e brigadistas voluntários.

O governador Tarcísio de Freitas decretou situação de emergência por 180 dias nas áreas de 45 municípios paulistas em razão das ocorrências de incêndios florestais entre os dias 4 e 24 de agosto. O decreto 68.805/2024 foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial do Estado.

Dados Meteorológicos

Nesta terça-feira (27), o dia amanheceu com predomínio do sol entre poucas nuvens em todo o estado de São Paulo. Não há previsão de chuva para nenhuma área do território paulista. As temperaturas devem se elevar gradativamente ao longo do dia, tornando a sensação mais amena.

Durante a tarde, os índices de umidade relativa do ar devem sofrer uma queda significativa, podendo atingir níveis críticos abaixo dos 30% em grande parte do estado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também