Quarta, 26 Janeiro 2022

Grupo adota praça e muda rotina do S.Vito

Grupo adota praça e muda rotina do S.Vito

O grupo Laço Social, formado por moradores de Americana, “adotou” a Praça Sérgio Miante, próxima ao campo do bairro São Vito, e está construindo um pa
O grupo Laço Social, formado por moradores de Americana, “adotou” a Praça Sérgio Miante, próxima ao campo do bairro São Vito, e está construindo um parquinho ecológico como opção de lazer para as crianças e famílias da comunidade. O projeto é assumidamente inspirado na “Praça do Tio Gága”, que fica no Jardim Glória e foi totalmente revitalizada pelos moradores. O espaço, que recebeu o nome de Parquinho Vó Palmira, já foi inaugurado e deve receber uma festa nos dias 12, 13 e 14 de outubro, para celebrar o Dia das Crianças.
De acordo com a gerente de estratégias sociais do Laço Social, Danielli Ribeiro, o grupo é formado por pessoas que buscam identificar as necessidades sociais da comunidade, além de ser inspirado no Escotismo. “Nosso principal objetivo é entender os problemas que as instituições e órgãos filantrópicos possuem e levar as empresas a colaborar de uma forma mais assertiva e contínua com elas, evitando que fiquem defasadas em determinados períodos, transformando algo tão simbólico em uma importância inimaginável para quem necessita”, explicou.
A ideia de revitalizar a praça do São Vito surgiu após o grupo visitar o “Parque do Tio Gága”. Com isso, eles decidiram utilizar a área do bairro e traçaram um plano de instalação.
“Planejamos o projeto entre fevereiro e abril e no dia 5 de maio começamos (a construir) o primeiro brinquedo. A nossa expectativa era ter cinco brinquedos até o final do ano. Porém, a comunidade do bairro começou a nos ajudar fazendo doações de madeiras tratadas, doações em dinheiro, brinquedos, pneus, artesanato, voluntariados e outros. Dessa maneira, conseguimos adiantar o projeto e hoje já temos mais de 10 pontos de diversão para crianças e famílias”, contou Danielli.

HOMENAGEM
O nome “Vó Palmira” é homenagem para uma moradora do local. Além de ajudar no dia a dia  da “obra”, a mulher se ofereceu para guardar as ferramentas e equipamentos do grupo em sua própria casa.
“Desde do começo a Dona Palmira, que mora na frente da praça há mais de 30 anos, se prontificou a nos ajudar no que fosse preciso. Ela, junto com suas netas, na medida do possível, cuidavam da praça na frente da casa. Mas são 8.500 m²,  o que é muito espaço para cuidar. (...)  Inclusive todo sábado ela leva café fresquinho e também um galão de água com gelo. Diante de todo essa ato de carinho, nós, os voluntários, fizemos a homenagem de chamar o parque de Parquinho Vó Palmira”, afirmou Danielli.
O objetivo do grupo é realizar uma grande festa com a comunidade nos dias 12, 13 e 14 de outubro no Parquinho Vó Palmira, em comemoração ao Dia das Crianças. Quem quiser participar e ajudar na ampliação do parque, basta comparecer aos sábados, das 8h30 às 12h. A praça fica entre as ruas São Calixto e São Simão, no São Vito.
O e-mail de contato do Laço Social é contato@lacosocial.com, e os telefones são (19) 98372-0168; 98373-0413; 99211-9290.

 


'É legal que o pessoal realmente abraçou a causa’
Para convidar os moradores o para conhecer o espaço, o grupo imprimiu 700 cartas, que foram deixadas nas caixas de correio das residências.
Foi assim que a nutricionista  Ana Paula Reche, 41, começou a frequentar a praça. Natural de São Paulo, ela se mudou para Americana há quase três anos, e sentia falta de um espaço público em que pudesse passear com o esposo e o filho.
“Estou há poucos anos em Americana e uma das coisas que sentia falta era justamente isso: praças, parques. Acredito que esse projeto deu uma oportunidade para as crianças brincarem juntas”, afirmou.
A interação entre os moradores também foi destacada. “Depois que começou a praça, tanto eu quanto meu marido fizemos amizades. Meu filho também. Essa interação é legal, porque na correria do dia a dia as vezes não tem, mas com o parque isso é possível. É legal que o pessoal realmente abraçou a causa”, disse Ana Paula.

[caption id="attachment_1899" align="alignnone" width="300"] Praça Tio Gága


‘Tio Gága’ demonstra engajamento popular
Conhecida popularmente como “Praça do Tio Gága” e localizada no bairro Jardim Glória, em Americana, o local é um verdadeiro playground para crianças da cidade e até mesmo de outros municípios da região. O espaço começou a ser revitalizado em 2015, através de iniciativas de dois moradores. Com o pontapé dado, o projeto acabou abraçado pelo bairro e contou com o apoio até das crianças na manutenção.
O nome “Tio Gága” é uma homenagem a um dos “mentores” da revitalização, o engenheiro agrimensor Luiz Gonzaga Trevisani, que é conhecido como Gága. Ele conta que junto com o amigo e também morador do bairro Jair Antonio Zanetti iniciou o projeto para lidar com uma recuperação de saúde.
“Tanto eu quanto ele (Zanetti) estávamos de recuperação de saúde. Eu tinha passado por uma cirurgia e precisava me recuperar. Essa praça ficou uns 30 anos abandonada, e foi a primeira vez que eu consegui tempo para poder fazer alguma coisa. (...) Eu ainda estava com sonda no corpo, mas precisava fazer alguma coisa ao invés de ficar deitando esperando. (...) A ideia era transformar as madeiras do local em alguma coisa útil para as crianças. Adoraram essa ideia, tanto que ajudaram a fazer. Mérito das crianças que colaboram com a construção da praça, e de toda a comunidade”, afirmou Trevisani ao TODODIA, no ano passado.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 26 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/