
O Grupo Alimentação, formado por bares, restaurantes e similares, fechou fevereiro de 2024 com saldo de 444 novos empregos com carteira assinada gerados nas 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregado). A recuperação do mês zerou o saldo negativo do mês anterior, de 425 postos fechados.
Segundo os dados disponíveis no site do Ministério da Fazenda, em fevereiro o grupo de Alimentação teve 3.199 admissões e 2.755 demissões, o que resultou no saldo positivo de 444 novos empregados. Dos 20 municípios da RMC, 17 tiveram saldo positivo. O destaque foi Santa Bárbara d’Oeste, com 129 novos postos, seguida por Campinas, 104, Holambra e Paulínia, ambas com 38. Somente em Arthur Nogueira (-4) e Morungaba (-2) registraram mais demissões do que admissões, enquanto que em Holambra o saldo foi de 0.
O presidente da Abrasel (Associação Brasileira da Bares e Restaurantes), Matheus Mason, diz que o bom desempenho do setor de alimentação fora do lar na geração de empregos poderia ser ainda maior, não fosse a dificuldade dos estabelecimentos na hora da contratação. “Os bares e restaurantes encontram dificuldades para preencher seus quadros e estão com 20% das vagas para serem preenchidas, o que corresponde a cerca de 16 mil postos de trabalho”, diz.
Para tentar solucionar esse problema, a entidade terá uma reunião no início de abril com representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, na qual será alinhada uma parceria, para oferta de cursos e treinamentos de qualificação de pessoal.