segunda-feira, 25 agosto 2025
INTEGRAÇÃO

Guarda de Sumaré recebe Grupo de Escoteiros Quilombo para visita educativa

Ao todo, 50 crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da corporação
Por
Vagner Salustiano
Escoteiros conheceram funcionamento da central de monitoramento da GCM. Foto: Prefeitura de Sumaré

A Guarda Municipal de Sumaré recebeu no último sábado (23) o Grupo de Escoteiros Quilombo, em uma atividade educativa e de integração. O grupo completa 16 anos de atividades no próximo mês de setembro.

Cerca de 50 crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da corporação municipal, acompanharam a demonstração do trabalho realizado pelos cães policiais e também visitaram a base de monitoramento do Programa Smart Suma, que utiliza tecnologia de ponta para ampliar a segurança da cidade.

Proximidade
Secretário municipal de Segurança e comandante da Guarda Municipal, Jeverson Eclair Soares destacou a importância da aproximação entre a corporação e a comunidade. “Receber os escoteiros foi uma experiência enriquecedora tanto para eles quanto para nossa tropa. Nosso objetivo é sempre mostrar o papel da Polícia Municipal de forma transparente, reforçando a confiança da população e estimulando o interesse dos jovens por cidadania, responsabilidade e segurança”, afirmou.

Adolescentes acompanharam treinamento dos cães policiais da corporação. Foto: Prefeitura de Sumaré

Contato direto
Prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso ressaltou o valor das ações que aproximam a população da rotina do poder público. “O contato direto dos jovens com a Polícia Municipal fortalece a confiança e mostra o quanto estamos investindo em tecnologia, estrutura e preparo da nossa tropa. O Smart Suma é um exemplo de inovação que já faz diferença no dia a dia, e é muito positivo que nossas crianças e adolescentes conheçam e entendam o funcionamento dessas ferramentas”, destacou.

Grupo de Escoteiros Quilombo é uma Associação não Governamental e Educacional não formal, autorizada a operar pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que é órgão máximo do escotismo no Brasil. Atualmente, conta com cerca de 85 jovens e com 25 voluntários adultos.

O programa
Já o Smart Suma é um projeto de segurança pública do município que utiliza tecnologias de monitoramento inteligente, incluindo câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos (OCR), para combater o crime e proteger a população.

O sistema integra câmeras e totens inteligentes nas entradas e saídas da cidade e em todos os bairros, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente à segurança.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também