quinta-feira, 23 janeiro 2025
RESGATE

Guarda reencontra cão resgatado em tanque de tratamento de esgoto em Sumaré

Animal caiu em tanque de tratamento de esgoto nesta quarta-feira (22)
Por
Redação

O agente da GCM (Guarda Civil Municipal) de Sumaré que fez o resgate de um cão em um tanque de tratamento de esgoto reencontrou o animal nesta quarta-feira (22). No encontro, também estavam presentes a secretária do bem-estar animal, Edileine Guiraldelli, os veterinários do departamento e representantes da guarda municipal.

Rodrigo de Paula Ruis, que faz parte do Grupo de Proteção Ambiental da GCM, fez o resgate na terça-feira (21) quando a corporação foi acionada por um morador do Jardim dos Ipês 2.

Ao chegar ao local, o guarda e um veterinário do departamento de bem-estar animal de Sumaré fizeram uma busca, mas sem sucesso. “Quando chegamos, tentamos escutar o cachorro, ficamos procurando por muito tempo, mas não encontramos nada. Estava quase entrando na viatura quando ouvi um choro baixo. Voltei imediatamente e comecei a busca de novo, foi quando vi o animal se debatendo nos dejetos. Não pensei duas vezes e fiz o resgate”, relata Ruis. “Foi muito emocionante. Faço resgates de animais, mas dessa forma, foi a primeira vez”.

O cachorro, batizado de “Valente” pela equipe veterinária, tomou banho e foi medicado preventivamente para evitar infecções por conta do contato com o esgoto.

Michel Oliveira, veterinário do departamento, afirma que o estado de saúde de Valente é bom. “Ele chegou cansado e com um estresse físico muito grande. Estimamos que ele ficou pelo menos 24h no tanque de esgoto”, explica. Segundo Michel, o cão está com um quadro clínico bom e ficará em observação por duas semanas. Após esse período, deve ser encaminhado para adoção responsável.

A principal hipótese é de que o cachorro tenha tido acesso ao tanque por meio de uma abertura na grade de proteção. Segundo a prefeitura de Sumaré, a concessionária responsável pelos serviços de tratamento de água e esgoto já foi notificada para realizar os reparos necessários a fim de evitar outros acidentes.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também