sexta-feira, 1 agosto 2025
ANIVERSÁRIO DE 258 ANOS

Helinho é aprovado em Piracicaba, mas entrega pouco ou nada, mostra Ágili/TODODIA

O levantamento foi realizado entre 7 e 12 de julho, com 800 eleitores maiores de 16 anos, nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos
Por
Airan Prada e Cassia Fossaluza

A maioria dos eleitores de Piracicaba avalia positivamente a gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD), mas aponta pouca entrega por parte do chefe do Executivo. É o que mostra pesquisa Ágili/TODODIA, divulgada no aniversário de 258 anos de Piracicaba, segundo a qual 51,4% dizem aprovar o governo.

Helinho Zanatta durante cerimônia de posse na Câmara Municipal de Piracicaba em 1º de janeiro de 2025. Foto: Prefeitura de Piracicaba

Estagnação da base
Os dados indicam que o prefeito não ampliou sua base de apoio desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro. O atual índice de aprovação é semelhante ao percentual de votos que obteve no segundo turno das eleições de 2024, quando venceu Barjas Negri, então no PSDB, com 53,61% dos votos.

Hoje, 35,90% dos eleitores reprovam a gestão, enquanto 12,70% não souberam ou não responderam.

Gráfico 1: aprovação do prefeito Helinho Zanatta

A pesquisa foi realizada entre 7 e 12 de julho, com 800 eleitores maiores de 16 anos, nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Portanto, em relação ao período analisado, o levantamento considera as primeiras decisões da nova gestão, como a aprovação da taxa de luz, o imbróglio sobre o reajuste de servidores e a polêmica votação, na Câmara Municipal, a respeito do possível atraso no pagamento dos funcionários públicos.

Apesar da aprovação, prefeito tem feito pouco, segundo eleitores
O levantamento aponta que 44,80% avaliam que Zanatta está fazendo pouco do que poderia ser feito. Outros 13,60% acreditam que ele não tem feito nada. Por outro lado, 25,50% creem que o prefeito faz tudo o que pode ser feito e 8,30% relatam que ele está fazendo mais do que poderia ser feito. Não sabem ou não responderam representaram 7,90%.

Gráfico 2: esforços do prefeito Helinho Zanatta

O que importa para a população de Piracicaba?
Na pesquisa, o cidadão apontou que saúde (63,30%), educação (26,50%) e segurança (22,10%) devem ser priorizadas pela prefeitura.

Gráfico 3: áreas prioritárias para o eleitor

Porém, questionados sobre em quais áreas consideram que a Prefeitura de Piracicaba desenvolve o melhor trabalho, os entrevistados apontaram a pavimentação asfáltica em primeiro lugar, com 18,30%, com a saúde caindo para a quarta colocação (8,10%).

A percepção pode ser um reflexo do trabalho de concretagem de vias iniciado pelo ex-prefeito Luciano Almeida (PP), que disputou a reeleição, mas ficou na sexta colocação, com 2,46% dos votos em 2024.

Em quinto, aparece a educação (7%), com a segurança ficando em sétimo lugar (4,50%). Do total, 20,40% responderam que a prefeitura não desenvolve um bom trabalho em nenhuma das áreas citadas. Não sabem ou não responderam totalizaram 11,50% dos entrevistados.

Gráfico 4: avaliação dos servlços públicos municipais

Especialista fala em desconexão
O cientista político e professor da PUC Campinas Vitor Barletta Machado cita um padrão de comportamento entre os eleitores de Piracicaba e os de outros lugares do país.

“Na pesquisa, vemos o que sempre aparece: a grande trinca de preocupações do cidadão brasileiro — saúde, educação e segurança. Saúde dispara na frente, com 63%. Educação vem em segundo, com 26,5%, e segurança em terceiro, com 22%. Essa trinca está consolidada na cabeça do eleitor como prioridade”, afirma.

Para o cientista político e professor Vitor Barletta Machado, saúde, educação e segurança são preocupações corriqueiras em diversas cidades do Brasil

O especialista alega que há falta de sintonia entre o eleitor e o Executivo

“Mas, quando olhamos os serviços em que a prefeitura tem atuado, essa trinca desaparece. O que aparece em primeiro lugar é pavimentação asfáltica, com 18%, seguida de obras e iluminação pública, com 10 pontos cada. Só depois surge saúde, depois educação e, mais abaixo, segurança. Ou seja: o que o cidadão considera prioridade não aparece em primeiro lugar quando avalia os pontos positivos da gestão”, aponta.

Por fim, ele destaca quais fatores influenciam o eleitor na hora do voto.

“Isso revela uma desconexão entre aquilo que o cidadão diz ser prioritário e aquilo que ele vê acontecer, e que acaba influenciando a decisão do voto. Muitos avaliam o prefeito sem necessariamente conectar suas necessidades centrais ao desempenho da administração. Isso fica evidente nos resultados.”

Sobre a TV TODODIA
A TV TODODIA, localizada em Americana, é reconhecida por cerca de 177 mil moradores de Piracicaba e Campinas, cidades sedes de regiões metropolitanas, segundo estimativa da pesquisa Ágili/TODODIA.

No mês de agosto, a emissora divulga uma série de matérias sobre levantamentos das gestões dos prefeitos Helinho Zanatta, de Piracicaba, e Dário Saadi (Republicanos), de Campinas.

Gráfico 5: abrangência da TV TODODIA

A emissora está disponível, em Piracicaba, no canal 8 da Claro TV e no streaming tvtododia.com.br — garantindo acesso gratuito e multiplataforma ao conteúdo produzido sete dias por semana, há 35 anos.

O Grupo TODODIA também possui mais de 180 mil seguidores nas redes sociais, que podem ser encontradas no Instagram, no Facebook e no YouTube.

Saiba mais sobre o Instituto Ágili Pesquisas
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país.

O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.

Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais de 2024.


Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também