terça-feira, 11 novembro 2025
RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO

Hortolândia abre o Mês da Consciência Negra com exposição e programação cultural em escolas

Atividades seguem até 10 de dezembro e destacam conquistas de personalidades negras na história e na ciência
Por
Redação
Exposição mostra os feitos elaborados por pessoas pretas ao redor do mundo. Foto: Prefeitura de Hortolândia

O Mês da Consciência Negra começou em Hortolândia com uma série de atividades que se estendem até o dia 10 de dezembro, voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, à afirmação da identidade negra e ao combate ao racismo.

Exposição valoriza contribuições de pessoas negras
Com o tema “Consciência, Ativismo e Cultura – Respeito que Educa, Ação que Protege”, a exposição “Humanos Notáveis, Alinhando a História” apresenta feitos e descobertas de pessoas negras que transformaram o mundo em diversas áreas. As obras destacam avanços em tecnologia, invenções e ações que impactaram positivamente a história da humanidade.

Os primeiros visitantes foram alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jardim Sumarezinho. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia — por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas da Secretaria de Governo e da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia — e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da Comissão da Igualdade Racial. A mostra chama a atenção pela riqueza de detalhes nas representações e conteúdos exibidos.

Programação segue em escolas e espaços públicos
Até o fim de novembro, a exposição será levada a outras unidades escolares e também a espaços públicos de diferentes regiões da cidade, conforme calendário organizado pelo município.

O diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Heverton Silva, ressaltou o papel educativo da ação. “Essa exposição é extremamente importante e marca a cultura e a história, apresentada de maneira didática e explicativa para os alunos das unidades de ensino. Ali, eles podem acompanhar a importância destas invenções realizadas para contribuir com a evolução do mundo. Este mês de conscientização também é um mês de luta por direitos, lembranças e de celebração. Continuamos com as ações e convidamos todos a participar”, afirmou.

Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, feriado nacional, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, líder da resistência contra a escravidão. A data simboliza a luta pela igualdade racial e reconhece a importância da população negra na formação cultural, histórica e social do Brasil.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também