
A Prefeitura de Hortolândia emitiu um alerta sobre um golpe que tem sido aplicado contra empresários e comerciantes da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, golpistas estão cobrando uma suposta taxa da Vigilância Sanitária por meio de e-mails, ligações telefônicas e até visitas presenciais a estabelecimentos comerciais.
Golpistas se passam por fiscais e usam uniformes falsos
Segundo a pasta, nas abordagens presenciais os criminosos se passam por fiscais da Vigilância Sanitária e utilizam uniformes falsos para tentar enganar os empresários. Nessas ocasiões, eles exigem o pagamento imediato da suposta taxa, que, conforme esclarecido pela administração municipal, não existe.
“A Prefeitura de Hortolândia alerta que a referida taxa não existe, e, portanto, não é feita a cobrança da mesma”, destacou o município em nota oficial.
Orientações aos empresários
A Secretaria de Saúde orienta que nenhum pagamento seja efetuado aos golpistas. Caso algum comerciante ou empresário tenha sido vítima do golpe, a recomendação é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia.
Identificação dos fiscais verdadeiros
Desde julho deste ano, os agentes da Vigilância Sanitária de Hortolândia passaram a utilizar novos coletes de identificação na cor preta, com a inscrição “Autoridade Sanitária” nas costas. Na parte frontal, próximo ao peito, os coletes exibem as palavras “Vigilância em Saúde”, além do brasão oficial do município.
Além do uniforme, os fiscais municipais são identificados por meio de credenciais com nome e foto. A lista completa dos agentes designados como autoridades sanitárias pode ser consultada no portal da Prefeitura, por meio do link: https://www.hortolandia.sp.gov.br/paginas-de-servico/autoridades-sanitarias/
Canal de contato
Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, empresários e comerciantes podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone: (19) 3965-1400, ramal 8642.