A prefeitura de Hortolândia assinou nesta sexta-feira (03) a autorização da abertura do processo de licitação para a contratação de uma empresa ou consórcio que ficará responsável pela construção do Parque Socioambiental do Jardim Amanda. A construção do Parque compõem as obras programadas pela etapa II do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).
O novo parque foi viabilizado através de uma linha de crédito internacional do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) e tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável e garantir a preservação ambiental. Através da implementação de um viaduto sobre a Rodovia Bandeirantes, o desenvolvimento do parque traz benefícios adicionais ao município ao favorecer a fluidez de deslocamento entre as áreas populosas da cidade.
O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, relaciona a proporção do empreendimento com a importância do bairro para a cidade. “Hoje nós assinamos a autorização da publicação do edital que vai permitir escolher a empresa ou consórcio que dará vida a esse sonho tão aguardado. Este é um momento histórico não apenas para o Jd. Amanda, mas também para a cidade. Essa obra de grande magnitude condiz com a importância do Jd. Amanda para a cidade e para a região, já que é um dos maiores bairros da América Latina. A assinatura desta autorização no mês em que o bairro completa 40 anos serve para coroar e homenagear todos os moradores. Considerem este um presente de aniversário para o Jd. Amanda”, declarou o prefeito.
Entre as obras que serão realizadas para a implementação do parque estão programadas obras de drenagem, pavimentação, canalização aberta, criação de parque linear e a duplicação do viaduto sobre a Rodovia Bandeirantes. O Parque contará com 336 mil metros quadrados, 5.663 quilômetros de ciclovia e uma pista de caminhada.
O secretário de Governo de Hortolândia, Cafu César, acredita que o empreendimento urbanístico trará impactos positivos para a qualidade de vida e desenvolvimento econômico do local. “Este é um Governo que é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência em gestão pública em diferentes áreas, como educação, cultura e meio ambiente. A execução dessa grande obra de infraestrutura traduz esse compromisso do governo em priorizar as pessoas, garantindo a qualidade de vida e o crescimento inteligente e sustentável. Além de trazer benefícios para a prática de lazer e esportes, o Parque Socioambiental do Jd. Amanda vai estimular o desenvolvimento econômico do bairro e da cidade, já que favorece a instalação de novas empresas na região do Jd. Amanda”, analisa Cafu César.
A secretária de Administração e Gestão de Pessoal de Hortolândia, Drª Ieda Manzano de Oliveira, explica que o processo licitatório acontecerá na modalidade de concorrência presencial, para que as empresas ou consórcios apresentem as propostas e atestados técnicos de maneira imparcial. “Esta é uma obra muito grande, que tem início hoje, com a autorização da publicação do edital pelo prefeito Zezé Gomes. Este edital da licitação ficará publicado durante 35 dias úteis. A abertura do processo licitatório está programada para 02 de julho deste ano, já no Novo Paço Municipal”, esclarece Drª Ieda.
O projeto também contará com reformas de quadras esportivas já existentes e do campo de futebol do bairro, que receberá um vestiário. Além disso, o empreendimento do Parque Socioambiental do Jd. Amanda promoverá melhorias de paisagismo, com a instalação de bancos, canteiros, pisos intertravados, plantas, árvores, além de investimentos em iluminação.