sexta-feira, 19 abril 2024

Hortolândia chega nesta quarta-feira (19) aos seus 30 anos, almejando protagonismo

Hortolândia chega nesta quarta-feira (19) aos seus 30 anos com o desafio de vencer a pandemia da Covid-19, virar a página e seguir em frente, agora sem a figura do ex-prefeito Ângelo Perugini, onipresente na história da cidade nos últimos 29 anos.
Mas, a exemplo do ano passado, as comemorações do aniversário de emancipação política ficarão eclipsadas por conta da atual pandemia. E também devido ao recente trauma do falecimento de Perugini, ocorrido em 1º de abril, após uma luta de várias semanas contra o novo coronavírus.
Nessa entrevista ao TODODIA, o prefeito Zezé Gomes aborda os principais desafios no futuro próximo:
TODODIA – Quais foram as principais conquistas do município nesses 30 anos?
ZEZÉ GOMES – Nas últimas três décadas, Hortolândia mudou e para melhor. Éramos considerados o “patinho feio” da Região Metropolitana de Campinas e hoje figuramos como uma das cidades mais dinâmicas e prósperas do Brasil. Nossa emancipação político/administrativa se deu por conta de vários motivos, mas em especial, pela falta de infraestrutura. Faltava água, rede de esgoto, linhas de ônibus, asfalto. Hoje, quando olho para trás, vejo que as lutas travadas e o esforço do trabalho deram importantes frutos.
Quais projetos estão em andamento e serão concluídos até o final do seu mandato?
Hoje, a nossa meta é continuar com o projeto de desenvolvimento iniciado por Perugini e avançar na integração das regiões. Nosso projeto visa garantir uma cidade inteligente com desenvolvimento sustentável do município pelos próximos 30 anos e, sem dúvida, esse ideal de cidade está presente desde o início da nossa caminhada.
Como o senhor vê o futuro do município, após os anos de governo do ex-prefeito Ângelo Perugini?
O projeto de desenvolvimento, que foi iniciado por Perugini, continua. Esse legado será defendido e vamos avançar com os projetos traçados para que possamos garantir a Hortolândia do futuro, uma cidade mais humana, sustentável e inteligente. As ações realizadas hoje refletirão pelas próximas três décadas. Vamos interligar as regiões, abrindo novos viários. Prosseguiremos no trabalho de construção de novos Parques e áreas de lazer. Nossa proposta é garantir 100 quilômetros de ciclovias, possibilitando assim uma maior qualidade de vida para todos.
Como o município tem auxiliado os mais vulneráveis durante a pandemia?
Desde o início da pandemia, nosso grande desafio é trabalhar com seriedade para salvar vidas! Esse vem sendo nosso grande compromisso com a população de Hortolândia. Assumi a prefeitura no pior momento da pandemia, onde perdendo pessoas, entre eles o prefeito Perugini. Por isso, o grande desafio é criar condições para que possamos salvar mais vidas. No Hospital, criamos 10 leitos de UTIs e estamos com obras de reforma e ampliação. Lançamos, por meio do Fundo Social, o programa ‘Hortolândia Solidária’ para arrecadação de alimentos e destinação para as famílias mais necessitadas. Entregaremos, a partir do dia 17 de maio, o segundo lote com 26 mil kits de alimentação escolar para 26 mil alunos da rede municipal de ensino, integramos um consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19, entre outras ações.
Quais programações serão feitas para a comemoração de 30 anos de Hortolândia?
Ao longo deste mês de maio, teremos algumas atividades alusivas aos 30 anos. No dia 19 de maio faremos a entrega da nova sede do Fundo Social de Solidariedade, no dia 20 inauguraremos a nova EMEI Jardim Novo Ângulo. No dia 25 de maio faremos a inauguração da quadra do CIER e no dia 26 entregaremos o CRAS Santa Clara. Ainda no dia 26 de maio faremos o lançamento do Observatório Ambiental parque Escola. Ao longo do mês teremos atividades culturais, por meio de transmissões pelas redes sociais da Prefeitura, ações de plantio de mudas de árvores, um drive-thru de troca de lixo eletrônico por adubo, entre outras ações pontuais.
A relação com os deputados é estratégica para a cidade atrair mais recursos e investimentos dos governos estadual e federal?
Nossa Administração tem um olhar republicano, não olhamos cores de partidos, e todos os deputados e senadores são recebidos de braços abertos em nossa cidade. Desenvolvemos um trabalho permanente de busca de recursos nas mais diferentes esferas de Governo para que possamos garantir obras e serviços de interesse da nossa população. Recentemente, o Rafa Zimbaldi, por meio de emenda parlamentar, destinou R$ 1,2 milhão para reforma nos telhados e na infraestrutura das unidades de saúde do município. Um recurso importante e que chega em boa hora.
Como acredita que os moradores de Hortolândia enxergam o município hoje em dia?
No passado, Hortolândia era considerado o “patinho feio” na Região Metropolitana de Campinas. Os moradores tinham vergonha de dizer que moravam em Hortolândia. Eram tempos difíceis, numa cidade que carecia de infraestrutura mínima. Com muito trabalho, a partir de 2005, com a primeira eleição do saudoso Perugini, a cidade deu a volta por cima. Hoje, Hortolândia possui 98% de cobertura de coleta e tratamento de esgotos e estamos caminhando para chegar aos 100%. Levamos asfalto para os bairros, autossuficiência em água. Construímos parques e áreas de lazer. Temos um grande parque industrial e comércio forte. Estamos integrando a cidade com a abertura de novas avenidas, tendo a Ponte da Esperança (Estaiada) como o nosso maior símbolo desse momento de transformação. Com todas essas mudanças, Hortolândia passou a ser reconhecida nacionalmente. Somos um dos melhores municípios brasileiros para se investir e a nossa população reconhece essa mudança e hoje carrega no peito o orgulho de morar em Hortolândia.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também