
Hortolândia iniciou este mês a aplicação da vacina BCG em crianças recém-nascidas no Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas. O objetivo é garantir a saúde aos recém-nascidos. A vacina BCG protege contra a Tuberculose. De acordo com as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde, o imunizante deve ser aplicado em bebês com até 30 dias de idade.
Ainda de acordo com as autoridades sanitárias, o ideal é que o bebê receba a vacina logo nas primeiras horas de vida. A vacina é de dose única, aplicada por meio de seringa. A aplicação da BCG é feita às segundas, quartas e sextas-feiras, em bebês recém-nascidos internados na maternidade.
Em razão disso, a enfermeira do programa de imunização do município, Ana Paula Fernandes, explica que a oferta da vacina é uma forma de oportunizar proteção à saúde dos bebês logo nos seus primeiros momentos de vida.
“Com isso, nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal da população infantil do município contra a Tuberculose”, reforça a enfermeira. A vacinação no hospital também tem aspecto prático. Ao receber alta junto com a mãe, o bebê já sai do hospital imunizado contra a doença.
A enfermeira Ana Paula Fernandes salienta ainda que, ao receber alta, as mães são orientadas a ir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora ou de referência para fazer a carteira do SUS (Sistema Único de Saúde) do bebê.
A medida é para estimular as mães a levarem seus recém-nascidos à UBS para que eles continuem a receber acompanhamento médico e atendimento de pediatra e que recebam os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Além da Hospital e Maternidade Mário Covas, a aplicação da vacina BCG também é feita em diferentes dias e horários da semana nas seguintes UBSs:
– UBS Santa Clara: segundas-feiras, das 7h30 às 11h30
– UBS Amanda II: terças-feiras, das 8h às 11h30
– UBS Novo Ângulo: quartas-feiras, das 7h30 às 11h30
– UBS Rosolém: quintas-feiras, das 7h30 às 11h30
– UBS Dom Bruno Gamberini: sextas-feiras, das 8h às 11h30