
Hortolândia está entre as 34 cidades brasileiras reconhecidas pela ONU por meio do selo internacional “Cidade Verde do Mundo”, uma certificação concedida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), em parceria com a Arbor Day Foundation.
O selo, conhecido globalmente como Tree Cities of the World, reconhece municípios que desenvolvem e implementam políticas públicas eficazes para o manejo sustentável de florestas urbanas e naturais. O objetivo é promover a arborização como ferramenta essencial para a melhoria da qualidade de vida da população.
Além de Hortolândia, outras 13 cidades do estado de São Paulo foram reconhecidas: Cubatão, Cordeirópolis, Guarujá, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e a capital, São Paulo.
O reconhecimento é resultado de ações como a implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana, o plantio de árvores nativas, a recuperação de áreas verdes e a execução de projetos habitacionais que respeitam e preservam ecossistemas sensíveis, como manguezais e restingas.
Hortolândia também realiza o projeto “Conhecendo Nossas Nascentes” que tem como objetivo conscientizar os moradores de Hortolândia sobre a importância da preservação das nascentes e da água para o equilíbrio ambiental do município. A iniciativa reforça a necessidade do engajamento coletivo na proteção do meio ambiente, especialmente em um cenário de crescente preocupação com os recursos hídricos.