
A Prefeitura de Hortolândia encerra nesta quinta-feira (16) o período oficial de inscrições para vagas na Educação Infantil da rede municipal, iniciado em 9 de setembro. A etapa é essencial para o planejamento do ano letivo de 2026, conforme informou a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
Período é voltado ao planejamento de vagas para 2026
Segundo a pasta, o objetivo é organizar previamente a distribuição das vagas nas unidades escolares para o próximo ano. No entanto, a secretaria reforça que as inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano letivo, diretamente nas unidades, sempre que houver necessidade ou disponibilidade de vaga.
Etapas contempladas e como fazer a inscrição
O período atual de inscrições contempla todas as etapas da Educação Infantil — Berçário, Mini Grupo, Maternal, Jardim I e Jardim II — além do 1º ano do Ensino Fundamental.
Para efetuar a inscrição em creches, os pais ou responsáveis devem procurar a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) mais próxima da residência. Para as crianças que completarão 6 anos até 31 de março de 2026, a inscrição deve ser feita diretamente na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) mais próxima.
Documentos necessários:
- Cópia da certidão de nascimento da criança
- Comprovante de residência ou contrato de locação no nome dos responsáveis
- Comprovante de trabalho ou declaração de renda
- Atestado de vacinação atualizado
- 1 foto da criança (necessária para a matrícula)
Resultado será divulgado em novembro
A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada a partir do dia 11 de novembro, nas próprias unidades escolares. Após a confirmação, a matrícula será formalizada, e outros documentos poderão ser solicitados.
Importância da inscrição no período correto
Para a diretora do Departamento de Educação Infantil, Jane Aparecida Nery de Carvalho, a participação dos responsáveis nesse processo é fundamental.
“O período de inscrições auxilia a Secretaria no planejamento escolar do próximo ano letivo, além de ser fundamental para assegurar o acesso à educação e o desenvolvimento integral das crianças desde a primeira infância”, destacou.
Ela reforça o apelo para que os pais não percam o prazo: “Pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de realizar essa primeira etapa de inscrição, dentro desse período”, finaliza.