sexta-feira, 12 setembro 2025
SOLIDARIEDADE

Hortolândia inaugura Unidade II do Fundo Social para ampliar a ‘Farmácia Solidária’

Programa arrecada e doa medicamentos mediante prescrição médica à população carente da cidade
Por
Vagner Salustiano
Nova unidade foi pensada para permitir ampliação de programa essencial. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou na manhã desta sexta-feira (12) a Unidade II do FunSol (Fundo Social de Solidariedade) do município. Cerca de 500 pessoas acompanharam o evento, que tomou a rua em frente à nova unidade.

Próxima da unidade I
Localizado na Rua Alda Lourenço, nº 353, no Remanso Campineiro (a cerca de 350 metros da Unidade I), o prédio por reformado para abrigar o Programa “Farmácia Solidária”, que arrecada e doa medicamentos mediante prescrição médica à população carente da cidade.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros, a abertura desta Unidade II era necessária em razão da ampliação das atividades do Fundo Social na cidade. “É muito importante essa ampliação para termos um segundo espaço para atendermos melhor a população. E também dar andamento a novos projetos, que hoje não caberiam no espaço em que a gente está. Essa nova casa com certeza amplia o atendimento e é um espaço melhor para trazermos a Farmácia Solidária, para ela ser mais vista – porque antes ela ficava nos fundos da Unidade I. Hoje ela está à frente da Unidade II, a pessoa vem direto no balcão da Farmácia e já é atendida”, afirmou Maria dos Anjos.

O novo espaço permite também o desenvolvimento de um novo programa, que a primeira-dama chamou de “balcão de armações” usadas de óculos, para doação.

Maria dos Anjos (esq.) já tem novos planos para a Unidade II do FunSol. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Medicamentos gratuitos
Criada em 2023, a Farmácia Solidária beneficia principalmente pessoas em vulnerabilidade. O principal objetivo é disponibilizar medicamentos não encontrados no SUS (Sistema Único de Saúde).

O novo espaço é mais amplo que o anterior, com salas de triagem e de dispensação de medicamentos, o que permitirá mais conforto e melhor capacidade de atendimento à população beneficiada.

Atualmente, a “Farmácia Solidária” realiza em média, aproximadamente, 450 a 500 dispensações de medicamentos mensalmente. A expectativa é que esse número aumente.

Prefeito promete mais unidades
Para o prefeito Zezé Gomes (Republicanos), a segunda unidade é um ganho para os usuários, e outras regiões da cidade também devem ganhar a presença do Fundo Social. “Essa segunda unidade é para ampliar nosso leque de atendimento, para ofertar mais serviços para a população. À medida que a cidade vai crescendo, a gente tem que crescer o atendimento. O outro espaço estava apertado. E assim podemos levar o Fundo Social para outras regiões também, como o Jardim Rosolem e o Jardim Amanda, de forma que a gente possa levar o equipamento público mais perto das pessoas”, afirmou o prefeito logo após a cerimônia.

Centenas de pessoas acompanharam a inauguração da Unidade II. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Usuários aprovam ‘Farmácia Solidária’
Usuários do programa aprovam a iniciativa da prefeitura hortolandense. “Conheço o programa há dois meses, estou pegando um medicamento para minha neta, que tem embolia pulmonar, e a gente conseguiu aqui pela Farmácia Solidária. É um benefício muito grande para a cidade de Hortolândia, para aqueles mais necessitados, que realmente precisam, porque é um programa que ajuda aquela pessoa que não pode comprar o remédio na farmácia”, afirmou Antonio Olímpio dos Santos, que retirava medicamentos para sua neta.

Funcionamento
Nas duas unidades, o horário de funcionamento é o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também