A Prefeitura de Hortolândia participou, nos dias 11 e 12 de junho, do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres. O evento foi organizado pelo Ministério das Mulheres e reuniu cerca de 300 gestoras dos governos estaduais, distrital e municipais, no Museu Nacional da República, em Brasília. Hortolândia foi representada no fórum pela diretora de Departamento da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Governo, Josefa Teixeira.
O Fórum tem como objetivo, debater temas relacionados à gestão de políticas, intercâmbio de experiências, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, além de apresentar estratégias de integração e articulação das políticas para as mulheres em todo território nacional.
O encontro também fomentou, por meio dos discursos das gestoras presentes, entre as quais a ministras, governadoras, senadoras e deputadas federais, temas como misoginia, igualdade salarial, violência de gênero e orçamento público para proposição de políticas públicas voltadas ás mulheres.
A diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, avalia a participação de Hortolândia no fórum nacional. “Trouxemos conhecimentos importantes para o avanço na garantia dos direitos, proteção, apoio e cuidado das meninas e mulheres atendidas pelo Departamento da Mulher. Como única participante da Região Metropolitana de Campinas (RMC) nesse importante encontro, pretendendo replicar materiais e informações com os organismos de mulheres da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres da Região Metropolitana de Campinas como forma de promover crescimento regional no trabalho em prol das mulheres”, afirma Josefa Teixeira.
O Fórum contou, ainda, com debates sobre “Articulação Institucional e Participação Política das Mulheres”, “Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” e “Autonomia Econômica”. O encontro formalizou o lançamento dos cursos virtuais “Gestão e Implementação de OPM (Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres)” e “O Protagonismo das Mulheres: Passos para a Atuação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão”.
O evento foi encerrado com a apresentação de um mapeamento para diagnóstico das estruturas de gestão de políticas para as mulheres e com informes sobre a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em 2025.