
A Prefeitura de Hortolândia promove na manhã desta sexta-feira (19), no Jardim Brasil, mais uma edição do “CRAS é Nosso”. Desta vez, a ação comunitária será no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) “Maria Humilde Antunes (Zuma)”, na Rua da Amizade, nº 240.
Pela manhã
O evento acontee das 8h às 12h desta sexta, e irá oferecer diversas atividades e serviços gratuitos, voltados a quem mora nos bairros atendidos neste território da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Gratuito
A entrada é gratuita e todos os moradores da cidade estão convidados a participar. O evento é realizado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia.
Participarão também outros parceiros da Administração Municipal, como a OSC (organização da sociedade civil) Infap (Instituto de Formação e Ação Política) e o Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

Brincadeiras e atrações
Entre as atrações para o público em geral, estão brinquedos infláveis, pintura de rosto e pintura no papel, apresentações do Quinteto Cultura e Flash Back (Passinho), personagem “Capitão Natureza”, comidinhas (churros, pipoca e algodão doce), distribuição de livros, distribuição de roupas e calçados do Varal Solidário, corte de cabelo, esmaltação de unha, massagem nos pés, escova de cabelo, penteado simples, pintura de rosto e maquiagem, massagem terapêutica, distribuição de bombonas para coleta e de adubo orgânico e demonstração de projetos e orientações ambientais.
Haverá também orientação sobre saúde bucal e distribuição de kits de higiene bucal, aferição de pressão arterial, pesagem de crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família, teste rápido de sífilis, HIV e hepatites e orientação e distribuição de material informativo sobre o Direito do Consumidor (Procon).
Atualização do CadÚnico e mais
Por fim, o público terá à disposição atendimento, orientação e atualização do CadÚnico (Cadastro Único), orientação e distribuição de material informativo sobre o DPP PcD (Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência), amostra de animais peçonhentos em conservação e orientação da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) sobre picada de escorpião
Acesso a serviços
De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, as ações comunitárias buscam garantir à população dos territórios acesso mais direto a serviços, programas e benefícios oferecidos pelo Poder Público.
A intenção é facilitar a prestação dos serviços e aprimorar a qualidade destes, garantindo que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam acessar plenamente seus direitos sociais.