sexta-feira, 22 agosto 2025
AGOSTO LILÁS

Hortolândia promove domingo caminhada pelo fim da violência contra as mulheres e meninas

São esperadas centenas de pessoas nas ruas do Jardim Amanda, de todos os gêneros e idades
Por
Vagner Salustiano
Prefeito Zezé Gomes e vice Cafu César confirmaram presença na caminhada deste domingo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Abrindo a última semana da programação do “Agosto Lilás”, o mês de conscientização contra a violência contra as mulheres e meninas, a Prefeitura de Hortolândia promove neste domingo (24), uma caminhada pelas ruas do Jardim Amanda.

Concentração às 7h30
São esperadas centenas de pessoas, de todos os gêneros e idades. A concentração acontece às 7h30, em frente à Regional do Jardim Amanda (na Rua Antônio Francisco Lisboa, nº 576). O trajeto vai até a feira livre do bairro, na Avenida Brasil.

A participação da população é livre e gratuita. Para participar, basta vestir lilás, ir até o local e caminhar por um futuro mais seguro e igualitário. A campanha acontece ao longo do mês com várias atividades educativas em escolas, unidades de saúde e espaços públicos.

Estão confirmadas as presenças do prefeito Zezé Gomes, da secretária municipal de Inclusão (e primeira-dama), Maria dos Anjos, e do vice-prefeito Cafu César, entre outras autoridades e lideranças na área.

A campanha
A campanha foi criada ao nível nacional em alusão à “Lei Maria da Penha”, sancionada em 07 de agosto de 2006 em resposta à necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

Em São Paulo, o “Agosto Lilás” foi instituído oficialmente pela Lei Estadual nº 4.969/2016, para intensificar a divulgação da Lei, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra as mulheres e meninas.

Programação do mês de conscientização teve diversos eventos. Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Em Hortolândia
Em Hortolândia, a programação preparada pelo Município começou no dia 5 e incluiu um “o Dia D do Agosto Lilás”, no Paço Municipal Palácio dos Migrantes. O “Dia D” marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais importantes no combate à violência doméstica.

A cidade tem diversas ações recentes em defesa das mulheres e meninas. No ano passado, a Prefeitura entregou a obra de ampliação do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, na região central. O atendimento do CRAM pode ser acionado presencialmente ou por meio dos canais da Secretaria de Inclusão.

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Em 2022, foi inaugurada a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Hortolândia. Localizado na Rua Benedicta Pires de Assis, nº 88, no Remanso Campineiro, o espaço passou por reformas e adequações para atender às normas da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Desde então, o órgão vem contribuindo significativamente para atender mulheres em situação de violência.

O órgão da Polícia Civil oferece serviços de acolhimento, apoio, atendimento social e psicológico, bem como orientação jurídica, encaminhamentos e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. Em 2024 foram mais de 800 atendimentos e só no primeiro trimestre deste ano, aproximadamente 250 atendimentos.

Canais de denúncia
O Município reforça ainda a importância do canal Disque 180, que funciona 24 horas por dia e recebe denúncias de forma anônima.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também