segunda-feira, 24 novembro 2025
RESCALDO

Hortolândia promove mutirão de limpeza após chuvas do final de semana; cidade registrou morte

Gestão municipal pede que população atue contra as enchentes descartando lixo e entulho de maneira correta
Por
Vagner Salustiano
Equipes da prefeitura atuaram nos locais que sofreram danos pelas águas e ventos fortes. Foto: Prefeitura de Hortolândia

As equipes da Prefeitura de Hortolândia realizaram nesta segunda-feira (24) um mutirão de limpeza e manutenção em diversos pontos da cidade afetados pelas chuvas de 36,5 milímetros registradas na cidade desde domingo.

Segundo a Defesa Civil Municipal, as ocorrências incluíram as quedas de seis árvores, danos à fiação elétrica da Escola Municipal Jardim São Pedro e o destelhamento do salão da quadra de esporte utilizado como campo society na Rua Cícero Ramos Meira, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Houve ainda o rompimento da parede de divisa de lote pela força d’água na Rua Durvalino Bueno, na Vila Inema, e a inundação brusca da área verde do Jardim Ricardo, que levou à morte da motorista de 26 anos de um veículo que tentou atravessar o ponto de alagamento.

Força-tarefa em vários pontos da cidade
A força de trabalho se concentrou na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, mas chegou a outros bairros. O serviço foi concluído no Ginásio Poliesportivo Victor Savala e no entorno do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang.

A limpeza também foi reforçada em ruas da região central, com a retirada de lixo descartado irregularmente, evitando que o material possa entupir os sistemas subterrâneos de esgoto e águas pluviais, causando enchentes e alagamentos.

Já a poda do mato foi concluída em áreas verdes e praças do Jardim Campos Verdes, Parque Orestes Ôngaro, Jardim Everest e Jardim Amanda.

A administração municipal concluiu consertos de afundamentos de solo na Rua Nicolau Martins, no Jardim Interlagos, e na Rua João Basso, na Vila Real.

Na Rua Rio Potengi, no Parque Orestes Ôngaro, além da poda do mato, a Prefeitura realizou a troca da tampa do poço de visita danificado. “O serviço é importante para garantir o acesso às redes de esgoto e águas pluviais”, justificou a gestão.

Morte de mulher aconteceu na mesma região do Ginásio e Parque Socioambiental. Foto: Prefeitura de Hortolândia

Descarte irregular de lixo e entulho
A prefeitura lembrou que o descarte de lixo e entulho nos espaços públicos é crime ambiental e pode ser denunciado pelo aplicativo “Agenda Verde”.

“Além de ser prejudicial ao meio ambiente, a ação contribui para o surgimento de enchentes e alagamentos, já que os materiais entopem as redes subterrâneas causando, também, buracos e erosões no solo”, destacou o município.

São limpos mais de 500 bueiros limpos por mês, uma média de 25 por dia, sendo removidos cerca de 2.000 kg de resíduos em cada ação.

O descarte regular e gratuito destes materiais pode ser realizado em um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) localizados em diferentes pontos da cidade.

Em Hortolândia, o crime ambiental causa multa de 3.000 Unidades Fiscais do Município de Hortolândia (UFMH). Cada unidade tem o valor de R$ 4,76.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também