
Neste sábado (25), a partir das 8h, Hortolândia promove o Desafio X1 de futebol inclusivo, voltado ao público PcD (Pessoas com Deficiência). O torneio é organizado pela Prefeitura, em parceria com o Projeto “Luta pela Vida”, e acontecerá no Espaço Esportivo Santa Izabel, na Rua Ervim Maier, nº 195, no Jardim Santa Izabel.
Futebol de um contra um
A iniciativa é coordenada pelo DPP PcD (Departamento de Políticas Públicas para PcD), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e propõe partidas na modalidade X1 — um formato de futebol de “um contra um, mano a mano”, com apenas um goleiro e um atleta de linha.
De acordo com o professor Alexandre Amaro, responsável pelo evento e pelo Projeto Luta pela Vida, o torneio contará com dez jogos nas modalidades futedown (para pessoas com Síndrome de Down), futebol de cinco (para pessoas cegas), futebol de sete (para paralisia cerebral) e futebol inclusivo (para pessoas com e sem deficiência, de diferentes faixas etárias).

Integração e participação
Ao todo, 40 atletas participarão da competição, representando 14 instituições. O objetivo é promover integração e oferecer às pessoas com deficiência a oportunidade de disputar um torneio adaptado. “Queremos que todos que gostam de futebol possam jogar e interagir com atletas de outras instituições, mesmo quando não há equipe grande para formar um time completo”, explicou Amaro.
O time do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Brasil também participará da disputa, representando toda a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Atração extra
Durante os intervalos, haverá o “Desafio Golzinho”, em que os atletas tentarão marcar um gol a longa distância para conquistar brindes.





