Neste sábado (18) o Circuito Sesc de Artes chega a Hortolândia com uma variedade de atividades para a população hortolandense. O evento acontece das16h às 20h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.
A programação terá seis atrações que acontecerão simultaneamente. Uma das atrações será o espetáculo teatral “Gigantes Modernistas”, encenado pelo grupo Pia Fraus, trazendo representações de alguns artistas que integraram o movimento modernista de 1922, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga.
Quem curte cinema poderá conferir a atividade “Cinema em realidade virtual: Amazônia Viva”. Uma atividade em que serão disponibilizados óculos e fones de ouvido especiais para o público assistir em formato de realidade virtual o curta-metragem “Amazônia Viva”. O filme é protagonizado pela líder indígena Raquel Tupinambá, integrante da comunidade Surucuá.
O filme, que busca conscientizar o público sobre a importância da preservação da cultura indígena e da região amazônica é dirigido pelo cineasta Estevão Ciavatta. O curta-metragem ganhou o prêmio de Melhor Filme de Realidade Virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival.
O evento é realizado desde 2008 pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em municípios e regiões do estado de São Paulo onde a entidade tem unidades, com o apoio das Prefeituras.
Segundo a secretaria, o objetivo é ocupar espaços públicos com atividades e espetáculos artístico-culturais, oferecidos gratuitamente para os moradores das cidades que recebem o evento.
Em entrevista ao TODODIA, o Secretário Adjunto de Cultura Tim Mendes reforçou o convite a todos e declarou que tem como missão fazer e propagar cada vez mais a cultura do município.
“Estamos super animados, sempre animados, a nossa expectativa é muito boa. Então você que está em casa traga todo mundo, sua galerinha”, diz, “gostaria de pedir que da mesma forma que a gente reconhece a necessidade e o carinho que temos de montar essa programação para eles, que eles possam usufruir disso e disfrutem disso”, finaliza Tim.
Além desse evento, o secretário já relembrou que os munícipes podem já se preparar para a Re-Virada Cultural, que acontece no próximo dia 26 de novembro, com uma variedade de programações, que podem ser conferidas no site https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/programacao-revirada-cultural/
A Cultura ainda relembra que em dezembro, a programação de natal trará uma programação especial no dia 11 de dezembro, com show de Lenine, Roberta Campos e a banda municipal da cidade.
Confira todos os artistas e atrações presentes no evento:
• DJ Simoníssima – trazendo ritmos brasileiros como samba, coco, carimbó, lambada, frevo e baião;
• Insetos gigantes em madeira – produzido pela arte-educadora Danny Leite, combinando educação ambiental e um grande jogo de encaixe;
• Cinema em realidade virtual: Amazônia viva
• Brincando com os Kariris-Xocós – atividade literária com os Kariri-Xocó, povo historicamente originário de Alagoas;
• Pastoras do Rosário – grupo musical formado por oito mulheres pretas e idosas, trazendo muita música popular de cultura negra;
• E os gigantes modernistas