sexta-feira, 22 agosto 2025
MEIO AMBIENTE

Hortolândia recebe na Paraíba certificado de “Cidade Árvore do Mundo”

É a terceira vez que a cidade conquista o título, concedido pelo Programa “Tree Cities of the World”
Por
Vagner Salustiano
Prefeito Zezé Gomes esteve em João Pessoa para receber o reconhecimento. Foto: Prefeitura de Hortolândia

O prefeito Zezé Gomes recebeu na última segunda-feira (18) o certificado de Hortolândia como “Cidade Árvore do Mundo”. A premiação foi entregue no primeiro dia do Programa “Tree Cities of the World” (ou “Cidades-Árvores do Mundo”), realizado entre os dias 18 e 21 de agosto em João Pessoa, na Paraíba. É a terceira vez que a cidade conquista o título.

Reconhecimento
Neste ano, foram certificadas 210 cidades, em 24 países. Além de Hortolândia, municípios como São José dos Campos, Arapiraca, Macaé, Cubatão e João Pessoa são alguns dos contemplados.

O título representa um reconhecimento internacional, em razão da realização de ações e políticas públicas alinhadas às metas globais de preservação do meio ambiente, de arborização e de promoção da sustentabilidade, implementadas na cidade. O Programa é realizado pela Fundação “Arbor Day” e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

“O desenvolvimento da cidade inteligente, sustentável e planejada também passa pelo cuidado com o meio ambiente. O esforço conjunto entre a Prefeitura, iniciativa privada e a população são essenciais e, hoje, somos sim uma cidade exemplo de sustentabilidade. Não é só o plantio de árvores, mas sustentabilidade envolve tudo. Desde o investimento em uma cidade com praticamente 100% de saneamento básico até os cuidados com os mananciais. Pensamos a cidade pelos próximos 30 anos e queremos muito mais reconhecimentos como este e, para isso, continuamos fortalecendo estas ações”, comentou o prefeito Zezé Gomes.

A delegação que representou Hortolândia no evento internacional. Foto: Prefeitura de Hortolândia

Prêmio em sustentabilidade
A cidade ganhou o título pela primeira vez em março de 2022, sendo novamente agraciada em 2023. Além disso, em outubro de 2023, Hortolândia também recebeu o selo “Cidade Amiga das Árvores”, concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

Critérios para premiação
Segundo secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, para ser reconhecido pelo Programa “Tree Cities of the World”, o município precisou atender aos cinco padrões principais do sistema de avaliação.

Para titular da pasta, “Hortolândia está no caminho certo para se tornar um modelo de sustentabilidade urbana na região, ao combinar planejamento, participação comunitária e políticas públicas eficazes”.

Ações
Por meio da arborização urbana, ao criar e manter suas áreas verdes, a cidade transforma o ambiente e melhora a qualidade de vida dos habitantes humanos e de outras espécies.

Além das ações regulares de plantio, a Administração Municipal disponibiliza à comunidade serviços de poda e corte de árvores, que podem ser acessados pelo Portal da Prefeitura.

Há também, permanentemente, serviços de Educação Ambiental, por meio de palestras, visitas porta a porta e ações de sensibilização nos bairros e em eventos.

Outro equipamento importante é o Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, localizado na Rua Stefano Dilo, nº 350, no Adventista Campineiro, onde são produzidas mudas de árvores, disponibilizadas para toda a população.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também