sábado, 11 janeiro 2025
ECONOMIA

Hortolândia tem o 2º melhor salário médio da RMC, aponta RAIS

Índice do Governo Federal mostra ainda que o município tem o maior percentual de trabalhadores no comércio na região (39%)
Por
Redação
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

Hortolândia tem o 2º melhor salário médio da RMC (Região Metropolitana de Campinas), de R$ 5.303,19. Os dados estão disponíveis na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2024, instrumento de coleta de dados do Governo Federal.

Ainda segundo o levantamento, considerando a região metropolitana, Hortolândia tem a 3ª maior massa salarial, na casa de R$ 290 milhões.

Os dados do Governo Federal ajudam ainda a traçar um perfil econômico da cidade, mostrando como estão alocados os 54.766 trabalhadores que aqui atuam: 39,00% trabalham no comércio, 36,40% nos serviços, 19,60% na indústria e 5,00% na construção civil. E é considerando o ranking do comércio que se verifica que Hortolândia lidera no percentual de trabalhadores neste ramo, 39%.

Na avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, os dados são extremamente positivos, pois demonstram o nível de renda da população, fato que, segundo a pasta, foi obtido por meio da disponibilidade de empregos de qualidade, de maior qualificação profissional, como os da indústria, que pagam melhor e oferecem melhores benefícios.

Outro ponto destacado na análise é a diversificação da economia do município, o que proporciona uma proteção contra eventuais oscilações que algum dos setores econômicos possam sofrer ao longo do tempo. “Essa massa salarial maior é fundamental. De maneira simples, é dinheiro na mão da população que será gasto no comércio e serviços da cidade fazendo a ‘roda da economia girar’. Dados econômicos pujantes como estes, também são chamarizes para empresas que pensam em se instalar na cidade”, explica o assessor da Secretaria, Iduigues Martins.

Saiba mais sobre a RAIS
Segundo o site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego, a RAIS é uma ferramenta criada em 1975 e regulamentada em 2021, que tem por objetivo “o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho, a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também