
Nesta terça-feira (07) será celebrado o Dia de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira de Hortolândia. A data passa a ser considerada um ponto facultativo no calendário oficial do município a partir deste ano. Com isso, há também, pela primeira vez, um “dia ponte” nesta segunda-feira (6), afetando o funcionamento dos serviços públicos municipais que não são considerados essenciais. O ponto facultativo não interfere nos serviços públicos estaduais e federais, nem na iniciativa privada.
Dia da Padroeira de Hortolândia
A data entrou no calendário oficial municipal deste ano pelo Decreto nº 5.672, de 25 de julho, publicado na edição 2.521 do Diário Oficial Eletrônico de Hortolândia e assinado pelo prefeito Zezé Gomes (Republicanos).
“Emenda“
Já para esta segunda-feira, o prefeito decretou “dia ponte”, criando na prática um “feriadão” de quatro dias para boa parte dos servidores públicos municipais. O expediente segue suspenso nesta segunda e terça, retornando no horário habitual na quarta-feira (08).
Serviços essenciais funcionam normalmente
No entanto, serviços públicos essenciais ligados às áreas da saúde, segurança e coleta de resíduos funcionam normalmente durante o período.
Entre eles, estão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h, o Hospital e Maternidade Municipal Mário Covas, a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e os dois Conselhos Tutelares.
Os Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis (os PEVs) também mantém o funcionamento normal. A lista de PEVs disponíveis na cidade onde a população pode fazer o descarte desses materiais pode ser consultada no aplicativo “Agenda Verde” ou no site da Prefeitura.
Serviços em esquema de plantão
Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, que cuida de questões referentes a animais, funciona em esquema de plantão.
Durante o ponto facultativo, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), órgão da Secretaria de Governo, funciona somente em esquema de plantão, para atender casos de violência doméstica contra a mulher.

A data católica
Celebrado em 7 de outubro pelos católicos, o Dia de Nossa Senhora do Rosário foi escolhido em homenagem à vitória cristã contra o exército otomano na Batalha de Lepanto, no golfo de Corinto, na Grécia, em 1571. Isto porque o Papa Pio 5º atribuiu o triunfo à intercessão de Nossa Senhora do Rosário.
A devoção também remonta à aparição de Maria a São Domingos de Gusmão, em 1208, quando ela lhe entregou o rosário. A devoção ao Santo Rosário consiste na meditação dos mistérios da vida de Jesus através da oração da Ave Maria. Por isso, os fieis católicos devem rezar o terço ao meio-dia desta terça-feira.