
Hortolândia se prepara para celebrar o “Dia Mundial da Árvore”, no próximo 21 de setembro. A Prefeitura planeja uma série de atividades na semana que antecede o início da primavera nos países do Hemisfério Sul. As ações vão envolver estudantes de escolas públicas e outros segmentos da sociedade, para ampliar as ações de arborização urbana na cidade.
Seis dias de programação
De acordo com a secretária Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, Eliane Nascimento, a programação começa no dia 16 e se estende até 21 de setembro. “No próximo dia 21 de setembro vamos comemorar o Dia Mundial da Árvore e, para isso, a secretaria preparou uma semana especial com várias atividades, iniciando no dia 16 no Shopping Hortolândia, através da doação de adubo orgânico, e concluindo no dia 21, que é o Dia da Árvore, com a implantação da 2ª Microfloresta Urbana na rotatória próxima ao Observatório Ambiental”, afirmou a secretária.

Segundo Eliane Nascimento, a arborização urbana favorece a qualidade do ar e contribui significativamente contra os gases do efeito estufa. “Hortolândia é uma cidade jovem, mas está em pleno desenvolvimento ambiental no que diz respeito à arborização urbana. Nos últimos anos, plantamos aproximadamente 180 mil mudas. O maior desafio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a manutenção dessas árvores que foram plantadas”, lembrou a titular da pasta.
Programação da semana
Além da distribuição gratuita de adubo orgânico pela equipe do Viveiro Municipal no dia 16, das 10h às 15h, no Shopping, a programação inclui o plantio de um pomar e de árvores nativas no campus do Instituto Federal, na Vila Real. O plantio acontece no sábado, dia 20, às 9h.
Também no dia 20, das 9h às 11h30, haverá um workshop de práticas sustentáveis e plantio de mudas no Parque Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.
E no domingo, 21 de setembro, às 11h, acontece o plantio da 2ª Microfloresta de Hortolândia, rotatória próxima ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago.

Ampliação da cobertura vegetal
Hortolândia tem avançado ano a ano nas ações de arborização urbana, ultrapassando 180 mil mudas plantadas desde 2017. A meta atual é plantar mais 8 mil mudas até o final de 2025.
Em razão das políticas públicas realizadas para preservar e ampliar a cobertura vegetal, envolvendo a comunidade e celebrando datas importantes, a cidade já recebeu por três vezes o título de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pela Fundação “Dia da Árvore” e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
Por tudo isso, Eliane reforçou o compromisso da atual gestão municipal com o meio ambiente de Hortolândia. “Isso demonstra cuidar da nossa arborização, demonstra compromisso com o futuro. E o nosso governo tem esse compromisso com a nossa população, em oferecer melhor qualidade de vida. Esse é o compromisso da nossa administração municipal, cuidar das pessoas e zelar pelo nosso meio ambiente”, concluiu a secretária.