segunda-feira, 15 setembro 2025
EMPREENDIMENTO PRIVADO

Hortolândia vai ganhar ‘Mercadão Gourmet’ em 2026, com até 1,9 mil novos empregos

Investimento de valor não revelado vai contar com 95 boxes com diversas opções; obra já está 75% concluída
Por
Vagner Salustiano
Foto mostra o andamento atual da obra do novo estabelecimento em Hortolândia. Foto: Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou na segunda-feira (15) que a cidade vai ganhar um “Mercadão Gourmet” já em 2026. O empreendimento já está em fase adiantada de construção, em uma área ao lado do Parque Socioambiental Chico Mendes, região central da cidade.

O projeto
Trata-se de um empreendimento privado nos moldes de um mercado municipal, com boxes que irão comercializar produtos hortifrúti, artesanais e importados.

A expectativa é que o empreendimento gere 600 vagas de emprego diretas e 1.300 indiretas, totalizando 1.900 vagas de emprego, além de servir de novo “ponto de encontro” das famílias hortolandenses.

Mercadão terá 95 boxes
O novo mercadão vai ocupar uma área de 11.000 m², com mais de 4.500 m² de área construída. O projeto prevê 95 boxes, com áreas variando de 25 a 130 m². O novo “Mercadão de Hortolândia” terá ainda 187 vagas de estacionamento.

À frente do projeto estão os incorporadores Estanislau Martins e Maria Silvia Martins Machado, e o empresário e diretor da Única Imobiliária Leandro Brito. Segundo os empreendedores, a obra já está 75% concluída. Sem citar o valor do investimento, eles destacam que o empreendimento tem “aporte milionário”.

Abre ano que vem
A previsão de inauguração é para julho de 2026. Mais de 45% dos boxes já foram vendidos mesmo sem um lançamento oficial das vendas, salientaram os empreendedores.

Projeção mostra como será o exterior do novo Mercadão Gourmet da cidade. Imagem: Prefeitura de Hortolândia

Opções diversas
Além dos boxes, o mercadão terá padaria, restaurantes, cafeterias, serviços e outros atrativos. “Além da diversidade de setores, o Mercadão Gourmet foi planejado para oferecer uma experiência completa ao público. O espaço contará com hortifrúti, padaria, restaurantes, cafeterias e lojas especializadas em produtos artesanais e importados, como queijos finos, chocolates, vinhos premiados e cortes de carnes nobres e exóticas. Para complementar, haverá ainda lavanderia, barbearia e outras conveniências”, destacam os empreendedores.

De acordo com o trio de empreendedores, o crescimento e os investimentos realizados pela prefeitura foram fatores determinantes na escolha de implantar o empreendimento na cidade. “Hortolândia foi escolhida para receber o empreendimento por estar entre as 19 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC). E por se destacar como um dos municípios que mais avançaram em desenvolvimento nos últimos anos. O crescimento urbano, a valorização imobiliária e os investimentos em infraestrutura transformaram a cidade em um polo atrativo para novos negócios e oportunidades”, destacaram.

Mais de 45% dos boxes já foram vendidos; projeção do interior do prédio. Imagem: Prefeitura de Hortolândia

Local privilegiado
E a decisão de construir o mercadão numa área ao lado do parque socioambiental Chico Mendes não foi por acaso. “A área foi selecionada de forma estratégica justamente por estar situada no coração do primeiro centro de Hortolândia. Onde a cidade iniciou sua vocação comercial. A intenção é resgatar e valorizar esse marco histórico. Fortalecer a identidade do município e manter viva a tradição do local como referência de comércio e convivência”, argumentam os empresários.

“Momento de transformação” na Economia

Para o prefeito Zezé Gomes (Republicanos), a implantação do mercadão ilustra o “momento de transformação” pelo qual a cidade passa. “Hortolândia vive um momento de transformação e crescimento. A chegada do Mercadão Gourmet reforça esse novo capítulo da nossa história. É um empreendimento privado que traz para a cidade uma experiência turística e gastronômica inovadora, que vai valorizar o produtor local, aproximar os consumidores de produtos artesanais e de qualidade”, comemorou o prefeito.

“Além de movimentar nossa economia e gerar novas oportunidades. Tenho certeza de que o Mercadão será muito mais do que um espaço de compras. Será um ponto de encontro, de convivência e de fortalecimento da identidade da nossa cidade. É com alegria que recebo essa novidade em Hortolândia”, acrescentou Zezé Gomes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, ressalta o impacto positivo que o empreendimento terá na economia do município. “Nossa cidade possui uma massa salarial robusta. Portanto, o surgimento de comércios e unidades que atraem o consumo é fundamental para arregimentar essa massa salarial, proporcionando mais empregos e renda, e assim fazendo a roda da economia girar. O Mercadão, empreendimento da iniciativa privada, mas com características públicas, é muito importante para Hortolândia”, completou Pádua.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também