quinta-feira, 15 maio 2025
EDUCAÇÃO

Hortolândia caminha para receber Campus da UFSCar no Jardim Amanda

O terreno deve ser adquirido com recursos do Ministério da Educação
Por
Diego Rodrigues e Airan Prada
Vista aérea da Ponte Estaiada, em Hortolândia. Foto: Paulo Vitor/TV TODODIA

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), revelou que a cidade deve ter um Campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A declaração ocorreu em entrevista coletiva, nesta semana, sobre os 34 anos do município, comemorados em 19 de maio.

Inicialmente, o chefe do Executivo se limitou a dizer que Hortolândia teria uma nova universidade. Depois, questionado pela reportagem da TV TODODIA, afirmou que a unidade de ensino seria “de São Carlos”, com sede no Jardim Amanda.

Zezé confirmou ainda que a instituição seria pública. Ao ser interpelado se o bairro teria uma unidade da UFSCar, ele sorriu, indicando que a possibilidade existe.

Segundo o prefeito, o responsável pela articulação junto ao governo federal é o vice e secretário de Governo, Cafú Cesar (PSB). Ele está com viagem agendada para Brasília nos próximos dias para tratar do tema.

Zezé Gomes durante coletiva comemorativa pelos 34 anos de emancipação do município. Foto: Paulo Vitor/TV TODODIA

COMO FUNCIONA O PROCESSO?

Em entrevista exclusiva à TV TODODIA, Cafu explicou que os trâmites possuem três fases. A primeira consiste na ampliação dos Campi da UFSCar em todo o estado de São Paulo.

Posteriormente, é necessária a escolha de um terreno adequado, adquirido com recursos do Ministério da Educação.

O fim do processo é político, de acordo com Cafu. Ele não cravou quando começarão as obras, mas pontuou que devem ser iniciadas nos próximos três anos.

O vice-prefeito possui boa articulação com o governo Lula (PT), pois é do mesmo partido do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Cafu César detalhou como funciona o processo para pleitear um Campus da UFSCar/Foto: Paulo Vitor/TV TODODIA.

SAIBA MAIS SOBRE A UFSCAR

Criada em 1968, a UFSCar iniciou as atividades em 13 de março de 1970.

A universidade foi a primeira instituição federal de ensino superior instalada no interior do estado de São Paulo.

Com Campi localizados em São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, a instituição é uma das principais referências na produção e disseminação de conhecimento, ciência e tecnologia do país.

CURSOS OFERECIDOS NOS CAMPI

A UFSCar tem diversos cursos ligados à tecnologia, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

O cenário pode ser mais um fator decisivo na escolha de Hortolândia, que abriga gigantes do setor, como IBM e Microsoft.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também